Importantes entidades da região apresentaram, nesta terça-feira (7), sua metodologia de trabalho aos parlamentares. Dirigentes da Associação Vale da Cerveja, da Associação dos Micro e Pequenos Empresários (Ampe Blumenau) e do CDL de Ibirama ocuparam a tribuna na sessão itinerante da Assembleia Legislativa.
Dezesseis empresas, com produção até 3 milhões de litros anuais, e a Escola Superior de Cerveja e Malte formam a entidade que congrega os fabricantes de cervejas artesanais, representada pela presidente Larissa Schmitt. “Proporcionamos na região mais postos de trabalho do que as indústrias tradicionais. Atuamos no turismo cervejeiro e no conhecimento para atuação tecnológica. Temos menos capacidade de capital de giro para antecipar pagamento de tributo, por isso pedimos a aprovação do projeto de lei que retira as microcervejarias catarinenses do regime de substituição tributária.”
A dirigente da Associação Vale da Cerveja reivindicou a aprovação do Projeto de Lei 232/23, de autoria do deputado Napoleão Bernardes (PSD). A proposição refere-se a operações que envolvam a venda das mercadorias, cerveja e chope, para o contribuinte optante pelo regime do Simples Nacional. O objetivo é o fomento das microcervejarias catarinenses, que vêm sofrendo com o aumento da concorrência no mercado interno.
Ampe Blumenau
“Nos 40 anos e 40 dias comemorados hoje, focamos na saúde das empresas, lutamos pela criação do Simples Nacional e o tratamento diferenciado aos micro e pequenos empresários, consolidado na Constituição Federal de 1988”, afirmou o presidente da Ampe Blumenau, Demócrates Schmidt.
Ele reiterou que a entidade, com 650 associados, reúne grandes empresários de micro e pequenos negócios. “Com profissionalização, estamos melhorando a gestão dos negócios, apostando no seu desenvolvimento para proporcionar dinheiro no bolso aos nossos empreendedores.”
CDL de Ibirama
Sustentabilidade financeira e maior participação em eventos e promoções são algumas das ações anunciadas pelo presidente Alisson Kufky. “Com dez anos de história e 190 associados, o CDL de Ibirama vem construindo parcerias, unindo entidades que não tinham nenhum relacionamento. Implantamos ações como a disponibilidade de 120 vagas para clientes do comércio no centro da cidade, garantindo ainda espaços para comerciantes e seus colaboradores.”
Kufky é diretor da Acaert e enalteceu a parceria com a Assembleia Legislativa. “O rádio é líder de audiência, bate a TV e as redes sociais, agora podemos levar com mais facilidade o trabalho dos deputados para todo o estado.”
AGÊNCIA AL