Destaques

Sicoob é o vencedor do Prêmio Banking Transformation 2021

A 17ª edição do Banking Transformation – Relatório Bancário, uma das premiações mais importantes e respeitadas do setor financeiro do Brasil, anunciou o Sicoob como o grande vencedor da categoria “Inclusão Financeira”, com o case “Sisbr 20 anos”. A cerimônia aconteceu segunda-feira (6), de forma presencial e on-line.

O prêmio tem como objetivo promover, incentivar e valorizar as principais iniciativas e melhores cases das instituições. Este ano, o Sisbr – Plataforma de Serviços Financeiros do Sicoob –, que ao longo de duas décadas passou por um processo contínuo de aprimoramento e melhorias, foi o vencedor. Ele tornou-se um ecossistema completo de soluções tecnológicas para atendimento personalizado e humanizado nas cooperativas.

Atualmente, a rede de cooperativas financeiras que integram o Sicoob soma mais de 3,6 mil pontos de atendimento, localizados em todos os estados da Federação e no Distrito Federal. Além da atuação presencial, essas cooperativas contam com um completo ecossistema digital para atender os seus mais de 5,8 milhões de cooperados.

Construído em tecnologias modernas, o Sisbr é operado a partir de robustos datacenters distribuídos geograficamente em Brasília, que conferem a solidez e confiabilidade para os rigorosos padrões de automação em instituições financeiras de grande porte. A solução conta com módulos responsivos e adaptados às diferentes realidades e sazonalidades de um país de dimensões continentais.

Segundo Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia do Sicoob, o Sisbr ao longo dos anos passou por um processo contínuo de aprimoramento e tecnificação e hoje é um core (sistema de gestão) financeiro completo de soluções digitais e ferramentas que possibilitam os mais de 40 mil funcionários manterem o engajamento e relacionamento com os cooperados. Assim, possui seis plataformas que contemplam diversos serviços financeiros necessários para o desenvolvimento das cooperativas, sendo: Plataforma de Negócios; Canais Convencionais e Digitais; Pagamentos e Recebimentos; Gestão Empresarial; Gestão de Riscos e Compliance; e Plataforma Analítica.

O Sisbr tem uma importância fundamental no crescimento dos negócios das cooperativas, pois automatiza os diversos processos, operacionaliza os produtos e entrega uma experiência fluída aos cooperados. A TI do Sicoob trabalha literalmente orientada ao negócio, com os times dedicados na implementação de soluções para atender as necessidades dos cooperados e apoio integral nos períodos das campanhas comerciais. “Em novembro deste ano contabilizamos mais de 1 bilhão de transações realizadas pelos cooperados nos canais de atendimento”, informou Vilaça.

Por meio do App Sicoob, principal canal de relacionamento dos cooperados responsável sozinho por 80% das transações, é possível realizar a abertura digital de contas de pessoas físicas e MEIs, a associação digital e a utilização de mais de 200 serviços. É a plataforma financeira na palma da mão do cooperado.

O Sicoob também obteve excelente resultado nos pagamentos feitos com tecnologias contactless (aproximação de cartões). Ao longo de 2021, foram 70 milhões de pagamentos nas funções crédito e débito por aproximação, sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha, totalizando cerca de R$ 4,3 bilhões nesta operação. Além disso, notou-se um crescimento de mais 1.000% comparado ao mesmo período do ano anterior.

Vale lembrar que, assim como nos 20 anos de trabalho que precederam, 2021 foi desafiador para o Sisbr, à sua maneira. Foi preciso aprimorar ainda mais a experiência dos cooperados com novos produtos, como Pix, Open Finance, Inteligência Artificial, as plataformas de negócios, com destaque para as soluções que viabilizaram a expansão do crédito e muitos outros. Assim, investimentos em tecnologias inovadoras também foram realizados.

Para o Sicoob, receber esse prêmio significa que a instituição está no caminho certo: é o reconhecimento ao trabalho árduo realizado pelos times do Centro Cooperativo Sicoob (CCS) e pelas cooperativas que estão na linha de frente do atendimento aos cooperados.

Ao todo, 231 cases concorreram à premiação. “Para nós, é um grande orgulho ter um case tão robusto. Saímos vencedores deste prêmio, então, é uma gigantesca conquista”, finalizou o executivo.

Executivo destaque
A noite de premiação para o Sicoob também rendeu uma celebração ao diretor de TI do CCS, Antônio Cândido Vilaça Júnior. Ele recebeu o título “Personalidade Financeira” do ano pelo seu destaque na atuação pelo desenvolvimento e inovação tecnológica do Sicoob ao longo de mais de duas décadas, assim como a estratégica contribuição para acelerar a transformação digital da instituição financeira cooperativa, permitindo a inclusão digital dos cooperados em meio à pandemia.

O Centro Cooperativo Sicoob é uma unidade especializada, sediada em Brasília (DF) que, entre outras atribuições, é responsável por prover o arcabouço tecnológico que viabiliza a integração das mais de 3,6 mil unidades de atendimento que atualmente integram a Rede Sicoob, além de modernos canais digitais.

Os prêmios são organizados pela Cantarino Brasileiro, renomada consultoria do setor financeiro do país.

Posts relacionados

Sicoob Central SC/RS obtém selo Great Place To Work

Redação

Confira cinco dicas de como usar o seu décimo terceiro

Redação

Sicoob divulga Agenda e Relatório de Sustentabilidade

Redação
Sair da versão mobile