Coluna do dia

Simone presidenciável

A senadora Simone Tebet é o nome que o MDB apresenta na corrida presidencial de 2022. É a nona pré-candidatura no cenário federal. A primeira de uma mulher. O projeto passa por um contexto de renovação no próprio MDB. No ato de lançamento da pré-candidatura, para sorte da senadora sul-mato-grossense, o quarteto de “ouro” do MDB não compareceu: os senadores Renan Canalheiros e Jader Barbalho, e os ex-senadores Eunício Oliveira e Romero Jucá. Michel Temer falou por vídeo. Não deram as caras, sinal de que já começa muito bem a caminhada da pré-candidata.

É uma façanha a lista de encrencas (para não dizer outra coisa) que estes quatro colecionam no Judiciário. Uma maravilha!
Em vídeo, a emedebista questionou a polarização nefasta entre PT e Bolsonaro estabelecida neste país. “O momento do Brasil é grave. Em pleno século 21, velhos problemas assustam as famílias brasileiras,” disparou ela.

Excelente nome

Tebet é um belíssimo quadro, muito preparada e de conduta reta. Nunca é demais lembrar, contudo, que o MDB costuma se apresentar ao jogo federal para depois compor. O partido ficou um tempão ligado a Fernando Henrique e depois abraçou-se a Lula da Silva e a seu poste, Dilma. Não por acaso, o Manda Brasa ganhou, fixou e vem mantendo a fama de fisiológico.

Se acotovelando

Simone Tebet é mais um nome que entra no vácuo da chamada terceira via, que são os candidatos que se apresentam com alternativa a Bolsonaro e Lula da Silva.

Fator Moro

Temos aí Ciro Gomes, que murchou depois da entrada de Sérgio Moro no cenário, João Doria, que não tem qualquer apelo popular, e o próprio Moro, este sim se consolidando rapidamente como o nome alternativo à dupla extremista. Há pesquisas que já mostram Moro batendo Bolsonaro no segundo turno e muito próximo do ex-presidiário.

Calendário

A conferir se é pra valer mesmo a candidatura de Simone Tebet ou se ela será importante numa composição alternativa para 2022.

Peninha ministro

O deputado federal Rogério Peninha Mendonça, que está encerrando a carreira política em 2022, pode ser presenteado pelo amigo Jair Bolsonaro com um ministério no ano que vem.
Poderia ser a pasta do Turismo ou mesmo o Ministério do Trabalho, ocupado hoje pelo gaúcho Onyx Lorenzoni, mapeado para concorrer ao governo do estado vizinho.

Parceria

Peninha lançou seu chefe de gabinete, o jornalista Rafael Pezentti, para ocupar seu espaço no MDB e no Alto Vale do Itajaí. O deputado é amigo de Bolsonaro há décadas. Foram até vizinhos de gabinete na Câmara dos Deputados.

Coelho no topo

O Deputado Federal Rodrigo Coelho (Podemos) recebeu do Ranking dos Políticos o reconhecimento como o Deputado que mais se destacou no ano de 2021. A organização avaliou o desempenho dos 513 Deputados Federais e dos 81 Senadores. A solenidade de Premiação dos Melhores Parlamentares do Congresso Nacional ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, em Brasília.

Perfil

Coelho é joinvilense, é parlamentar de primeiro mandato e foi agraciado com o prêmio pela sua luta contra a corrupção e os privilégios, pelo respeito ao dinheiro público, além de ser referência pela sua atuação em defesa de Santa Catarina.

Sair da versão mobile