Notícias Últimas

Simpósio discute desafios e avanços do turismo de navios de cruzeiro em SC

Santa Catarina se consolidou no mapa do turismo de navios de cruzeiro no país. E está se preparando para uma temporada de cruzeiros histórica, com 102 escalas de sete navios entre novembro de 2024 e abril de 2025. A expectativa é que essa temporada contabilize cerca de 409 mil leitos distribuídos entre as cidades de Balneário Camboriú, Itajaí e Porto Belo.

Essa foi uma das informações que centrou o debate da segunda edição do Simpósio da Frente Parlamentar em Apoio ao Turismo Marítimo de Navios de Cruzeiros, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (14), no Pier de Porto Belo, e que reuniu o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Emerson Stein (MDB), o secretário estadual do Turismo, Evandro Neiva, o presidente da Associação Internacional de Navios de Cruzeiros (Clia Abremar), Marco Ferraz, o secretário de Turismo de Itajaí, Thiago Morastoni, o gerente comercial da Marina Tedesco, Gustavo Bauer, a presidente da Fundação de Turismo de Porto Belo, Zeni Drodowski, e a secretária de Turismo de São Francisco do Sul, Juliana dos Anjos. O evento contou ainda com a presença de representantes do trade turístico estadual e de lideranças políticas da região do Vale do Itajaí.

Proponente da iniciativa, o deputado Emerson Stein confessou que é um entusiasta do setor.  “Estamos reunidos para compartilhar experiências e cases de sucesso”, avaliou, justificando importância desse evento para Santa Catarina. “É fundamental porque a gente reúne aqui pessoas ligadas ao setor de navios de cruzeiros. O primeiro simpósio deu frutos. O resultado efetivo foi uma escala de navios de cruzeiros em São Francisco do Sul. Isso que queremos, transformar Santa Catarina em destino para esse turismo, que movimenta a economia das cidades litorâneas”, afirmou, apostando que o Estado já está se consolidando como destino para os cruzeiros internacionais.

Ele ainda comentou que o foco principal do 2º Simpósio foi avaliar as temporadas de cruzeiros de 2023 e 2024, com a intenção de analisar os resultados obtidos, identificar os desafios enfrentados visando definir as próximas estratégias do setor. “Pretendemos elaborar um documento com as conclusões dessa reunião para apresentar para o governador Jorginho”, informou.

Para Marco Ferraz, da Clia Abremar, Santa Catarina já está no mapa dos cruzeiros. “A temporada de cruzeiros é uma parte fundamental do turismo catarinense, impulsionando a economia local e divulgando o estado no mundo todo.” Ele informou que na temporada 2023-2024, 844 mil cruzeiristas impactaram a economia nacional, gerando uma renda de R$ 5,2 bilhões e gerando mais de 80 mil empregos na temporada. “O gasto médio de um cruzeirista em cidades de embarque e desembarque, como Itajaí, é de R$ 877,01 por pessoa.”

Ainda, de acordo com ele, a temporada de cruzeiros 2024/2025 no Brasil contará com nove embarcações e sete passarão por Santa Catarina.

Segundo a Clia Brasil, Balneário Camboriú receberá 54 escalas na nova temporada contra 22 na encerrada em abril deste ano. Itajaí subirá de 25 para 38, enquanto Porto Belo aumentará de 17 para 21 escalas.

Serão nove navios como em 2022/2023, mas com capacidade maior. Existe a possibilidade de estreia de destinos catarinenses, com escalas-teste em Penha e em São Francisco do Sul, além do trabalho de longo prazo para viabilizar outras cidades. Vale ressaltar que Santa Catarina foi o estado que mais cresceu na temporada de cruzeiros no Brasil.

Ferraz enalteceu a parceria do Parlamento, através da Frente Parlamentar, para a visibilidade que esse setor alcançou. “Esse evento é muito importante pois define estratégias, apresenta cases de sucesso, e compartilhamos experiências e informações. O deputado Emerson é um dos maiores apoiadores do setor de turismo de navios de cruzeiros.”

Para o secretário estadual do Turismo, Evandro Neiva, Santa Catarina será o estado com o maior número de roteiros e rotas de transatlântico. “Santa Catarina está crescendo a cada temporada”, assegurou, revelando que a expansão desse setor no Estado chega a 70%  ao ano com oferta de novos destinos. “Trabalhando com a união, do setor público e com o setor privado,  com o governo junto com os deputados estaduais, tenho convicção que esse setor vai crescer cada vez mais”, aposta, reafirmando que Santa Catarina está vivendo o melhor momento para o setor dos cruzeiros.

Informações da Setur apontaram que a temporada de cruzeiros marítimos 2023/2024 contabilizou um aumento de 78% no número de leitos e o período da temporada foi mais longo, com 172 dias.

Números de Santa Catarina – Setur 

Temporada 22/23

Itajaí – 25 escalas – 74 mil leitos

Balneário Camboriú – 22 escalas – 81 mil leitos

Porto Belo – 17 escalas – 51 mil leitos

Total – 64 escalas – 177 mil leitos

Temporada 23/24

Itajaí – 38 escalas – 129 mil leitos

Balneário Camboriú – 54 escalas – 171 mil leitos

Porto Belo – 21 escalas – 51 mil leitos

Total – 113 escalas – 316 mil leitos

 

 

 

Posts relacionados

Operação Cabala: CyberGAECO participa de ação integrada para desarticular grupos criminosos especializados em fraudes cibernéticas e lavagem de dinheiro

Redação

Prefeito de Porto Belo é reeleito com 87,20% dos votos

Redação

Sistema FAESC/SENAR discute estratégias para fortalecer o turismo rural

Redação
Sair da versão mobile