Destaques

Sistema Aprova Digital é oficializado em Blumenau

Nova plataforma virtual proporcionará maior agilidade na tramitação de processos urbanísticos e ambientais

Agora é oficial. Blumenau concluiu o processo de migração para o sistema Aprova Digital. Após um período transição e adequação, a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) e a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estão aptas a conferir os licenciamentos urbanísticos e ambientais pela plataforma virtual.

A ação, que é uma expansão do Programa Governo sem Papel, foi oficializada nesta segunda-feira, 27, no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau. Inclusive, o serviço da nova plataforma está sendo prestada pela empresa blumenauense Pública Tecnologia. O sistema Aprova Digital atende mais de 100 cidades do Brasil, levando modernidade e celeridade a população.

“Blumenau está caminhando para um mundo tecnológico e virtual, onde o cidadão ganhará cada vez mais agilidade na tramitação dos processos, fomentando o crescimento e o desenvolvendo econômico, ficando assim um legado importante para a cidade, daqui por diante”, considera o prefeito Mário Hilebrandt.

O secretário de planejamento urbano, Éder Boron, comemora o avanço neste caminho em prol da modernização. “Com o sistema Aprova Digital, será possível reduzir pela metade o tempo de espera para que o contribuinte obtenha o alvará, seja ela para construção, reforma ou ampliação”, enaltece.

Do mesmo modo, o secretário do meio ambiente, Jéfferson Voigtlaender, se mostra satisfeito pelo momento. “Hoje é uma virada de chave para Blumenau, com a modernização dos processos, favorecendo não apenas para o cidadão que aguarda o seu alvará, como também, o próprio corpo técnico da Prefeitura, que ganhará maior agilidade na tramitação”, garante.

Relembrando que a ferramenta promete a partir de hoje revolucionar a gestão processual deve simplificar e agilizar a análise de alvarás de construção e licenças urbanísticas, podendo ainda se estender também aos processos da Secretaria de Defesa Civil, que são parte integrantes dos processos construtivos e liberatórios.

Posts relacionados

Adriano Silva sinaliza para candidatura já em 2026

Redação

Comitê Gestor já trabalha nos preparativos da 35ª Schützenfest

Redação

Vaguinho lidera projeto “Criciúma, quem ama, cuida!”

Redação
Sair da versão mobile