A empresa investe R$50 milhões na obra, que vai beneficiar três municípios da Costa Esmeralda e transformar a realidade da região
A Águas de Bombinhas está investindo em um dos maiores projetos já realizados na região: o novo sistema de abastecimento da Águas de Bombinhas – o maior em infraestrutura da região da Costa Esmeralda e um dos maiores de Santa Catarina. A obra vai resolver o problema histórico de falta d’água em Bombinhas, um recanto exuberante da natureza. Além de ser um dos principais destinos turísticos do litoral brasileiro, a cidade é conhecida como a capital do mergulho ecológico.
Há algumas décadas, porém, o município sofre com a constante falta de água no verão, amplamente divulgada pela imprensa local e nacional e que assombra moradores e turistas da região. Bombinhas conta com um sistema de abastecimento insuficiente para atender a demanda da cidade, mesmo fora da temporada, fazendo com que aproximadamente 85% da água que abastece o município tenha que ser importada do município vizinho de Porto Belo. As dificuldades e a insegurança em relação ao abastecimento, principalmente na temporada, tornaram-se um entrave para o desenvolvimento e imagem da região.
De acordo com o diretor presidente da concessionária, Ricardo Miranda, a obra beneficia toda a região, uma vez que Bombinhas não precisará mais captar água de Porto Belo. Ele explica que a disponibilidade hídrica melhora para todos os municípios do entorno, que atualmente são abastecidos pelo Rio Perequê.
Comprometida em resolver o problema crônico e histórico de abastecimento, a Águas de Bombinhas antecipou importantes investimentos e iniciou as obras do novo sistema que tornará o município autossuficiente em recursos hídricos. “Não estamos medindo esforços para em entregar esta importante obra ainda na temporada 2017/2018”, diz Miranda.
Conforme a diretora executiva da Regional Sul da Aegea, Thaís Gallina, a água tratada é imprescindível para a qualidade de vida, para a melhora dos indicadores da saúde e, no caso de Bombinhas, uma garantia de desenvolvimento e consolidação da cidade como um dos principais destinos turísticos do Brasil. “Esta é a solução para resolver o problema de uma vez por todas”, completa.
Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 50 milhões. O novo sistema de água tratada de Bombinhas terá a captação no Rio Tijucas, onde uma nova adutora levará água bruta até o município para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Ao todo, serão 27 quilômetros de tubulação e todo o projeto vem sendo desenvolvido para causar o menor impacto ambiental e social possível. O trajeto da adutora segue, na maior parte, por áreas rurais e com menor intervenção nas áreas mais urbanizadas.
RITMO ACELRADO
Dos 27 quilômetros de adutora que farão parte do novo sistema de abastecimento de Bombinhas, nove já estão concluídos – isso representa 33% da instalação. A obra anda em ritmo acelerado pela cidade: por dia, as equipes avançam cerca de 120 metros instalando a nova tubulação.
O trabalho também continua em cima do morro de Zimbros, onde fica a nova Estação de Tratamento de Água (ETA). Dois módulos já estão instalados no local e, para subir, contaram com o apoio de uma força tarefa, dois caminhões para o transporte e mais um guindaste para posicionar as peças no local.
A obra, que vem sendo realizada em tempo recorde, vai mudar a realidade da região. O novo sistema torna Bombinhas 100% independente em recursos hídricos e beneficia também Porto Belo – que terá mais oferta de água durante o ano inteiro.