Notícias Últimas

Sistema de Plantio Direto impulsiona a sustentabilidade no agro, diz presidente do Sistema FAESC/SENAR

Caracterizado pela busca da rentabilidade do sistema agrícola produtivo com a máxima expressão dos potenciais genético e ambiental, o Sistema de Plantio Direto (SPD) vem ganhando cada vez mais força nas lavouras. A técnica de semeadura consiste na colocação da semente no solo não revolvido com a utilização semeadeiras especiais e sem prévia aração ou gradagem leve niveladora.

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Plantio Direto (23 de outubro), o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) reforça a importância do método. “O plantio direto é uma prática agrícola que apresenta diversas vantagens ao produtor e ao meio ambiente, pois conserva o solo com manejo diferenciado, controla a erosão, reduz o uso de insumos e aumenta a produtividade”, ressalta o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ao comentar sobre a importância da data que celebra essa iniciativa inovadora pela segunda vez.

O Sistema Faesc/Senar estimula essa prática e, com o trabalho dos técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), orienta os produtores para o uso em diversas cadeias produtivas. “Observamos, especialmente nos Dias de Campo promovidos ao longo do ano, os avanços que o Sistema de Plantio Direto tem trazido para as propriedades catarinenses, tanto na redução do uso de agrotóxicos como na melhoria da conservação da água, no sequestro de carbono e na renda dos produtores”, afirma Pedrozo.

Para o presidente, garantir o cuidado com o solo é essencial e, por isso, além de incentivar e capacitar os produtores para a adoção do Sistema de Plantio Direto e outras iniciativas que visam o cuidado com o solo, a entidade é parceira de ações e eventos com o mesmo propósito. “Seguimos trabalhando com o compromisso de preservar os recursos naturais, gerar renda e contribuir para impulsionar a sustentabilidade no agronegócio”.

SOBRE O SISTEMA DE PLANTIO DIRETO

A data foi estabelecida por meio da Lei nº 14.609 de 20 de junho de 2023, de autoria do deputado federal gaúcho Afonso Hamm (PP), e se refere ao primeiro plantio direto de uma lavoura no Brasil, em 1972.

A iniciativa ocorreu na fazenda Rhenânia, no município paranaense de Rolândia, tendo como realizador pioneiro Herbert Bartz. A data comemorativa foi uma causa patrocinada pela FEBRAPDP (Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto), entidade que reúne os estudiosos e produtores rurais desse sistema.

ACESSE OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA FAESC/SENAR:

Posts relacionados

Vídeo com o presidente da Faesc sobre os 10 anos da aliança láctea sul brasileira

Redação

FAESC presente em evento que explora a transformação digital e o futuro do setor agropecuário em SC

Redação

Mais de 1.100 produtores rurais participam do Seminário ATeG Pecuária de Corte em Lages

Redação
Sair da versão mobile