Destaques

Sistema FAESC/SENAR foi parceiro em evento que discutiu técnicas de manejo para agricultura sustentável

O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Irineópolis foram parceiros do XI Encontro Anual do Programa Planorte Água e Solo, realizado na última semana, em Irineópolis. O evento tratou sobre manejo, fertilidade de solos, irrigação e conservação de fontes de água e foi promovido pelo núcleo gestor do programa, juntamente com a Cidasc, a Epagri, além da Prefeitura Municipal de Irineópolis, CREA/SC, MÚTUA/SC e Associação dos Engenheiros Agrônomos do Planalto Norte (ASSEAPLAN).

O presidente do Sindicato Rural de Irineópolis, Francisco Eraldo Konkol, representou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e ressaltou que o evento foi essencial para disseminar informações que ajudarão o produtor rural a conservar solos e promover a irrigação e conservação de fontes de água, o que trará mais rentabilidade para suas atividades. “Com isso, é possível deixar uma herança para as futuras gerações, cumprindo o propósito de fazer uma agricultura sustentável”.

fotos>divulgação

A engenheira agrônoma Maritza Martins Mansani representou a Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc no evento. “Acredito no Sistema do Plantio Direto, nos ganhos que o bom manejo pode trazer para o meio ambiente, para a sanidade vegetal e também para o produtor. É muito importante a presença da assistência técnica habilitada nas propriedades rurais para a otimização de todos os recursos”, afirma Martiza.

A programação do evento teve a presença dos renomados palestrantes Laercio Dalla Vecchia e o Telmo Jorge Carneiro Amado, inclusive com participação no Dia de Campo na propriedade do produtor Natalício Konig. As estações eram dedicadas à tecnologia de aplicação de insumos, plantabilidade, plantas de cobertura, cisternas e captação de água, e manejo e fertilidade de solos. O Planorte Água e Solo é um programa regional do Planalto Norte Catarinense que visa a promoção de uma agricultura mais sustentável, com aumento da produtividade e economicamente viável.

O presidente Pedrozo realçou a satisfação em fazer parte de uma iniciativa estratégica para fomentar ações e parcerias relacionadas ao manejo conservacionista da água e do solo em Irineópolis e Santa Catarina. “Momentos como esses são valiosos para os produtores rurais e demais públicos envolvidos ampliarem conhecimentos e trocarem experiências sobre ações e projetos relacionados ao segmento”.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Cidasc

Posts relacionados

Simersul elege nova diretoria

Redação

Univali sedia reunião de apresentação do programa SC Mais Inovação

Redação

FAESC presente em ato do Governo de SC que concede incentivos para a geração de 26 mil empregos no Estado

Redação
Sair da versão mobile