Presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destacou o novo papel estratégico da entidade de humanizar e construir opiniões institucionais na defesa do setor
Nessa segunda (8) e terça-feira (9), os dirigentes do Sistema Sebrae estão reunidos no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, para definir o planejamento estratégico para o período de 2023 a 2027 e as agendas prioritárias para este e os próximos anos.
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, abriu o evento destacando a relevância da humanização de todo o sistema. “Precisamos ter a dimensão da importância que temos nesse momento do Brasil. De construir um novo país. Tirar as gravatas e ajudar um povo que precisa de nós”, refletiu. Ele ainda complementou que atualmente são quase 60 milhões de brasileiros na miséria e que esse é o momento para todo o sistema criar sinergia. “Um Sebrae que não seja de um estado ou outro, mas que seja do Brasil”, destacou.
Lima afirmou que “é necessário recuperar a pujança da indústria e agregar valor à economia nacional. “Tudo isso humanizando o Sebrae e construindo opiniões institucionais na defesa do setor”, afirmou.
O presidente ainda destacou o papel estratégico do Sebrae no fomento aos pequenos negócios. “Representamos os pequenos que geram empregos e ajudam na pujança econômica do quintal de casa, mas se os pequenos representam 99% dos negócios, e são responsáveis por “apenas” 30% do PIB, ampliar a capacidade do segmento é democratizar a economia”, disse Décio Lima.
*Conselho Deliberativo do Sebrae *
Já o presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN), José Zeferino Pedrozo, destacou que é preciso união de esforços, de conhecimento, planejamento e de muito trabalho e que esse é o cenário ideal para o Sistema Sebrae refletir sobre o que pode fazer pelo Brasil e pelos pequenos negócios.
“É o momento certo para pensar no planejamento estratégico. É o momento de trabalhar com firmeza e de criar um ambiente de negócios propício para que o país continue sua caminhada visando à proteção social dos brasileiros principalmente dos mais pobres”, ressaltou.
“Nosso desejo é que esse planejamento seja coroado de êxito e que vocês coloquem no centro os donos dos pequenos negócios”, finalizou o presidente do CDN em Santa Catarina, Renato Campos Carvalho.
foto>Charles Damasceno/Agência Sebrae