Notícias Últimas

Softplan mostra as tendências da inteligência artificial na Justiça em evento de Ministérios Públicos

O Congresso Nacional do Ministério Público, ocorre entre os dias 23 e 26 deste mês, e irá debater os desafios do setor no cenário pós-pandemia

A Softplan, uma das maiores desenvolvedoras de software do país, irá participar do Congresso Nacional do Ministério Público, no qual irá destacar as funcionalidades SAJ, software especializado na rotina dessas instituições, que é capaz de reduzir o tempo de resposta a um processo que chega aos promotores de Justiça em até 17 horas. O evento será realizado de forma presencial, em Fortaleza, de 23 a 26 deste mês, e é organizado pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP).
A abertura do Congresso contará com a presença do atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Representará a Softplan Rodrigo Stabile, Head de Ministérios Públicos e Defensorias da empresa.

Entre as aplicações de inteligência artificial no software SAJ Ministérios Públicos, a Softplan irá mostrar o Radar da Violência Doméstica, que identifica e classifica todas as denúncias que são aplicáveis à Lei Maria da Penha e não foram registradas com tal. Em uma única vez que o algoritmo rodou em quatro Ministérios Públicos, o robô do SAJ identificou 19.783 mil denúncias que não estavam classificadas corretamente como violência doméstica, resultando em reparação automática.

“Atuamos em uma parceria muito forte com as instituições que adotam o SAJ, pois sabemos que o maior beneficiado das nossas tecnologias é o cidadão. Atualmente, o SAJ é o software mais completo do mercado e os Ministérios Públicos têm a segurança de utilizar uma tecnologia que está em evolução contínua, a exemplo das funcionalidades com inteligência artificial que poderão ser conferidas no estande da Softplan durante o congresso”, destaca Rodrigo Santos, diretor executivo da empresa.
Além do Radar de Violência Doméstica, o software SAJ ainda dispõe dos transcritores de áudios, que permitem a gravação, armazenamento e posterior reprodução do material em áudio e vídeo. Essa é uma funcionalidade que cria automaticamente legendas nos vídeos ao transcrever as falas. A transcrição de áudios pode ser utilizada para a busca de termos ditos na gravação, durante a oitiva ou audiência, garantindo mais agilidade e assertividade ao trabalho dos promotores de Justiça.
“Outra novidade que será mostrada no congresso é a busca automática para diligências, visto que ainda não há um padrão correto no uso de endereços para encaminhar as notificações. A solução da Softplan busca os endereços das partes envolvidas no processo, por meio do banco de dados do Ministério Público, e preenche os documentos automaticamente, de acordo com as informações das partes, assegurando a veracidade do endereço e muito mais agilidade no cumprimento das diligências”, explica Rodrigo Stabile.

Serviço:

Congresso Nacional do Ministério Público (Conamp)

Data: De 23 até 26 de março

Endereço: Centro de Eventos do Ceará- Avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza.

Sobre a Softplan

A Softplan é uma das maiores desenvolvedoras de software do país, referência em transformação digital em órgãos públicos e empresas privadas, considerada a maior LawTech da América Latina. A empresa oferece tecnologias especializadas para os segmentos de Gestão Pública, Justiça e Indústria da Construção e atua em todo território nacional e na Colômbia. Em 2021, obteve um faturamento de R$428 milhões.

Posts relacionados

Na ONU, Softplan apresenta tecnologia ambiental

Autor

Presidente do TJSP conhece soluções de inovação para Justiça em Florianópolis

Autor

Solução de computação cognitiva para promotores

Autor
Sair da versão mobile