Destaques

Solenidade lembra 200 anos da imigração alemã

A manhã desta quarta-feira, dia 30 de outubro, foi marcada por homenagens aos 200 anos da imigração alemã no Brasil e a presença dos luteranos no Vale do Itajaí. A cerimônia no Mausoléu Dr. Blumenau contou com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, da vice Maria Regina de Souza Soar, do secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Oscar Grotmann Filho e servidores municipais. Também prestigiaram a solenidade a cônsul honorária da Alemanha em Blumenau, Susanne Klemz Adam, e o pastor sinodal da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) na região, Alan Schulz.

O evento organizado pela SMC lembrou os 125 anos de falecimento do filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau e alguns aspectos da colonização, a partir de 1850. Foi nesse ano que Dr. Blumenau obteve do Governo Provincial uma área de terras de duas léguas para estabelecer na região uma colônia agrícola com imigrantes europeus.

Em 2 de setembro de 1850, os primeiros colonos chegaram ao local onde hoje fica o Centro Histórico da cidade. Muitos outros imigrantes atravessavam o Oceano Atlântico em veleiros de companhias particulares. E assim foi crescendo o número de agricultores, povoadores e cultivadores dos lotes medidos e demarcados ao longo dos rios e ribeirões que banhavam o território da concessão. “Neste dia relembramos os 125 anos de falecimento do nosso Dr. Blumenau e também os 200 anos da presença luterana no Brasil. Estamos cientes que um povo sem memória e sem honrar seus descendentes é um povo que não ama a cultura e as tradições”, comentou o secretário de Cultura Oscar Grotmann.

 

Primeiro culto

 

Na época, a região de Blumenau era habitada por indígenas Kaigangs, Xoklengs também denominados Botocudos e, mesmo antes da fundação da Colônia Blumenau, já havia famílias estabelecidas na região de Belchior, nas margens do ribeirão Garcia e do Rio Itajaí-Açú. A história da Comunidade Evangélica de Blumenau – Paróquia Luterana Blumenau Centro começa na mesma época, com a vinda dos primeiros imigrantes, que chegaram ao Brasil no dia 2 de setembro de 1850.

O culto de estreia foi celebrado no Galpão dos Imigrantes no primeiro domingo após a chegada. Sete anos mais tarde, em 1857, chegou o primeiro pastor para atuar junto aos imigrantes estabelecidos no Vale do Itajaí. Naquele ano, já somavam mais de mil pessoas na colônia. O pastor Rudolf Oswald Hesse celebrou seu primeiro culto no dia 9 de agosto de 1857. Esse dia foi fixado como data de fundação da Comunidade Evangélica de Blumenau.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Sair da versão mobile