Notícias Últimas

Soluções para eletrificação rural seguem na pauta

Na busca por solução para o grave problema da falta de uma rede elétrica rural de qualidade, o deputado Natalino Lázare participou de uma audiência na Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Santa Catarina, órgão pertencente à Casa Civil da Presidência da República.

Na reunião, a delegada Keliane Miranda de Freitas informou que encaminhou a Carta do Sul para a Subsecretaria da Agricultura Familiar e para a Coordenação Geral de Financiamento à Produção Rural em Brasília para que possam estudar a possibilidade de financiamento pelo Pronaf nos modelos apresentados.

Carta do Sul foi encaminhada a Brasília por Keliane Miranda

A Carta do Sul foi elaborada em conjunto pelas Comissões de Agricultura das Assembleias Legislativas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para que se inicie o processo de modernização das redes, hoje monofásicas em terras catarinenses e gaúchas.

Nos próximos dias o deputado Natalino viajará a Brasília para cumprir uma série de encontros políticos e espera trazer de volta ótimas notícias para o meio rural.

PERCENTUAIS

No Rio Grande do Sul, as autoridades não vão envolver o governo do Estado, que passa por grande dificuldade financeira. A proposta dos gaúchos é dividir os custos da conversão das redes de mono para trifásicas da seguinte forma: 50% para a União (que poderia financiar a modernização mediante uma segunda edição do Programa Luz Para Todos, desta vez para fortalecer o sistema e fornecer energia de qualidade para o campo); 30% para as concessionárias de energia e 20% dos custos ficariam com os produtores. 

A proposta, aprovada pelos presentes no Seminário Eletrificação Rural, Desafios Urgentes, para Santa Catarina é um pouco diferente: 50% dos recursos seriam oriundos da União; 40% divididos entre Estado, a Celesc e as demais cooperativas de energia, e 10% bancados pelos agricultores. A proposta foi apresentada pelo deputado Altair Silva, que tem ligação com o agronegócio e participou do seminário.

Foto>divulgação

Posts relacionados

Alesc terá audiência  pública para debater projeto estadual de internação involuntária de dependentes químicos

Redação

Projeto que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas de veículos será tema de audiência pública no Senado Federal

Redação

Audiência em Chapecó discute situação das rodovias estaduais do Oeste

Redação
Sair da versão mobile