O deputado Moacir Sopelsa (MDB) protocolou moção de apelo ao Superintende Regional da Receita Federal no Estado de Santa Catarina, ao Governador do Estado de Santa Catarina e ao Secretário de Estado da Saúde, apelando para que, embora com um processo de investigação em curso, as autoridades agilizem o repasse dos 50 respiradores mecânicos para as unidades hospitalares catarinenses. “Neste momento de dificuldade e angústia que estamos passando, a prioridade deve ser a vida das pessoas. Neste sentido precisamos de iniciativas rápidas, medidas práticas e efetivas em benefício do sistema hospitalar de Santa Catarina, por consequência à saúde da população catarinense. Os respiradores são fundamentais nesta guerra contra o coronavírus”, declara Sopelsa.
Os primeiros cinquenta respiradores mecânicos que vieram da china, permanecem retidos e custodiados no terminal de cargas do Aeroporto de Florianópolis, há mais de uma semana.
Para Sopelsa: “É urgente, de fundamental interesse público que os respiradores cheguem aos hospitais para ajudar no combate ao Covid-19”.