Blog do Prisco
Destaques

Sou contra qualquer privilégio, diz Hélio Costa

O deputado federal Hélio Costa assinou nesta sexta-feira (25) as quatro emendas do deputado Kim Kataguiri à PEC da Reforma Administrativa. As propostas visam o combate aos privilégios do setor público e do alto escalão.

Para Hélio Costa, as emendas vão de encontro ao que o povo pensa. O deputado afirma que é contra qualquer tipo de privilégio. “Eu sou contrário a todo privilégio. No setor público, há muita vantagem. Por exemplo, se um juiz ou desembargador comete um crime, se aplica a aposentadoria compulsória. Por quê? Ele tem que ser demitido do serviço público por justa causa”.

O deputado federal também é contra as férias superiores a 30 dias. “Todo cidadão tem direito a férias. Mas é uma vez por ano. É assim tem que ser, 30 dias como diz a lei. E não como em alguns casos que chegam a mais de dois meses de descanso. Tem que acabar com isso”.

Por fim, o parlamentar comentou que estuda apresentar um projeto de lei para realizar sessões deliberativas de segunda a sexta na Câmara. “Tem que ser semana cheia. Estamos vendo a constitucionalidade do projeto para protocolar. Podem ser três dias de sessão presencial e duas de maneira remota”, disse.

Veja as emendas:

Emenda nº 1: inclui as carreiras típicas de Estado em um dispositivo antiprivilégio da PEC, impedindo que estas carreiras tenham férias acima de 60 dias, licenças-prêmio e aposentadoria como sanção.

Emenda nº 2: permite que o servidor estável ocupante de carreira típica do Estado possa perder o cargo por insuficiência de desempenho, tornando o seu regime mais próximo do servidor que não tem carreira típica de Estado.

Emenda nº 3: inclui a magistratura e o Ministério Público na reforma.

Emenda nº 4: veda férias de mais de 30 dias para qualquer pessoa na estrutura do Estado.

Foto: Divulgação

Posts relacionados

Programa inédito do deputado Mário Motta recebe mais de 400 inscrições

Redação

Entidades empresariais pedem apoio para aprovação de emendas do Senador Beto Martins

Redação

Deputado Gilson Marques abre edital de emendas parlamentares para 2025

Redação