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Sustentabilidade é chave para conquistar mercado de alimentos na Europa

A sustentabilidade é um dos destaques da SIAL Paris 2022 – a maior feira de alimentos e bebidas do mundo, realizada na França até o dia 19. O presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, participa da missão comercial que reúne mais de 100 empresários brasileiros. A iniciativa é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Sebrae.

Além de Aguiar, também participam do evento profissionais do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, de Chapecó, que atende empresas de 12 países, inclusive indústrias que estão expondo na SIAL. “É uma feira que recebe expositores e compradores do mundo todo. O Brasil está muito bem representado, notadamente, na área de proteína animal, mas também há mercados que podemos participar, como os de produtos de base natural, orgânicos e produtos que atendam consumidores com restrições alimentares. Esta é uma demanda muito forte na Europa e uma tendência global. Empresas que atuarem nesses ramos terão grandes oportunidades no mercado internacional”, explica.

Aguiar salienta que o segmento de embalagens também passa por mudanças. “Há uma evolução nessa área que é muito importante compartilhar com a indústria catarinense, que pode ampliar sua presença no exterior”, completa ele, que visitou os estandes das com operações em Santa Catarina: Pamplona, Fricasa/Pif Paf Alimentos, Villa Germânia (foto), AuroraCoop, JBS e BRF.

A delegação também participou de encontro com o especialista em mercados internacionais da VSV Euroglobal, Ernani Augusto Ferreira Vidor, que apresentou aos empresários um panorama sobre o mercado europeu de alimentos e bebidas e as oportunidades para o Brasil. Ele também falou sobre como fazer negócios com as cinco maiores economias do continente (Alemanha, França, Itália, Espanha e Países Baixos) e pontuou quais são os itens mais importados por esses países oferecidos pelo Brasil.

Vidor também destacou a estratégia Farm to Fork (da Fazenda ao garfo, em tradução livre) – muito usada pelos europeus desde 2020, que reúne um conjunto de metas e ações de estímulos a padrões sustentáveis na cadeia agroalimentar: plantio, colheita, criação de animais, transporte, comercialização, consumo.

“As empresas têm que ser sustentáveis, ecologicamente corretas e prezar pelo bem-estar humano. Há uma crescente mundial no consumo de produtos naturais e de ingredientes mais saudáveis, principalmente após a pandemia. Mesmo com a rotina quase que normalizada, a tendência se manteve forte”, destacou o especialista. Outra tendência são os alimentos Free From, que são “livres de” ingredientes como glúten, açúcar, lactose e de organismos geneticamente modificados (OGM).

Até o dia 19 de outubro, a missão comercial SIAL Paris 2022 promoverá visitas guiadas à feira e em mercados referência na França, além de rodadas de negócios entre os empresários brasileiros e compradores internacionais. A comitiva é composta por mais de 100 brasileiros e a missão pode render mais de R$ 200 milhões em exportações nos 12 meses seguintes.

 

Com informações da CNI

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