“Não podemos negar que estamos vivendo uma crise séria e a classe política está desgastada. Talvez o único jeito de tirar o pais disso é através das eleições. É muito ruim quando se ouve que o eleitor não vai votar, que vai anular. Temos de valorizar a liberdade de votar, quando muitos países não contam com isso. Nem todos são ruins, tem gente boa que trabalha e o eleito precisa ir participar, votar, não ser omisso e participar das mudanças”. Esta é a avaliação que o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB) fez do pleito deste ano durante entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (24) para João Paulo Messer na Rádio Eldorado de Criciúma.
Entende que esta é uma eleição diferente, com muitas manifestações pela anulação do voto ou nem aparecer no dia da eleição. Esta fuga não é democrática. Tebaldi avalia que “estamos evoluindo na questão da lava jato, processo importante apurar e punir e melhorar o quadro político eleitoral no país”. Defende que o eleitor precisa evoluir junto com isso e será através da participação nas eleições.
Também avaliou a destinação de emendas aos municípios, um recurso que tem sido essencial nos momentos de diminuição de arrecadação. Tebaldi foi considerado o congressista mais eficiente de Santa Catarina e um dos melhores do Brasil na liberação de emendas parlamentares. O estudo é feito pelo Siga Brasil do Senado.
De quarta a sexta-feira o deputado Marco Tebaldi percorreu 18 municípios do sul catarinense para colher sugestões e demandas para o Orçamento do ano que vem. Durante seu mandato o sul catarinense foi contemplado com R$ 16.846.172,07.
E no sábado visitou municípios do Planalto Serrano, onde se reuniu com municípios para colher sugestões de emendas ao Orçamento de 2019. Tebaldi já destinou a Serra R$ 5.769.000,00.
—