Destaques

Técnicos do Fonplata vistoriam área da futura Beira-Mar de Barreiros

Com objetivo de mapear as regiões de intervenção, identificar os aspectos sociais, ambientais, de infraestrutura relevantes, bem como a área de influência direta do projeto, incluindo comunidades, residências e áreas comerciais da futura a Avenida Beira-Mar de Barreiros com a BR 101, em São José, o prefeito Orvino Coelho de Ávila liderou nesta sexta-feira (16), uma comitiva composta por secretários municipais e técnicos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), em uma visita técnica à área.

A obra terá ligação com a Avenida Beira-Mar Continental de Florianópolis em uma extensão total de 8,3 km de via pública, sendo 4,8 km no território da capital e 3,5 km em território josefense. O projeto prevê pistas de rolamento, passeios, ciclovias, área de lazer e bolsões de estacionamentos. A obra é considerada prioritária, visando aprimorar a mobilidade urbana e oferecer espaços de convivência para a população de São José.

O prefeito destacou que essa obra é a realização de um sonho que vem sendo perseguido por ele desde quando era vereador. “Beira-Mar de Barreiros é uma obra de grande magnitude e de importância para a cidade, comparável à construção da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), no bairro Potecas, que há mais de três décadas é reivindicada pela população e que enfim será entregue”.

Orvino salientou que essa obra não beneficiará apenas São José, mas toda a Grande Florianópolis e o Estado, gerando um impacto positivo na economia e no desenvolvimento do estado. O prefeito informou que as etapas burocráticas, incluindo a documentação, autorizações, licenças e estudos, estão em fase final. Após essa etapa, a Prefeitura se concentrará na licitação, com o objetivo de iniciar a construção no início de 2024.

Expectativa positiva

O vice-prefeito e secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos, Michel Schlemper, também enalteceu a importância da obra e a expectativa positiva para realização da futura avenida da Beira-Mar de Barreiros. “No dia de hoje, demos mais um passo significativo em direção ao início da aguardada obra da Beira-mar de Barreiros. O projeto foi finalizado e as negociações com o banco estão bem encaminhadas”.

Ele defendeu que os resultados positivos da gestão fiscal da Prefeitura, a importância da obra, seu impacto econômico e o potencial retorno turístico e urbanístico, despertará interesse por parte do Banco em estabelecer essa parceria com o Município. “Agora, estaremos concentrando nossos esforços na obtenção das licenças ambientais necessárias e na conclusão das autorizações junto ao Governo Federal, com o objetivo de licitar essa obra o mais breve possível. Esse projeto representa um sonho acalentado pela população de São José”.

Cronograma adiantado

O secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Pedro Paulo Duarte da Silva, anunciou que a fase da documentação está adiantada e avaliou que, devido às características geológicas da região, o cronograma efetivo das obras será de aproximadamente quatro anos. Ele destacou ainda que o principal objetivo do prefeito com a construção da Beira-Mar de Barreiros é de melhorar a mobilidade urbana em toda a região e promover o desenvolvimento social, com especial atenção às pessoas mais necessitadas.

“Para alcançar essa meta, é fundamental impulsionar o desenvolvimento econômico. Uma economia em crescimento gera empregos, melhora a saúde, reduz filas, diminui o consumo de combustível e a poluição. O emprego é a melhor maneira de ajudar as pessoas, proporcionando-lhes dignidade própria e a capacidade de sustentar-se, conforme desejado por todos”, defendeu.

Mitigação ambiental

A bióloga Gabriela Brasil do Anjos, superintendente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, salientou a relevância da participação do banco Fonplata como a instituição financeira presente no projeto. “Essa parceria garante a contratação de estudos de alta qualidade, que serão essenciais para assegurar a mitigação dos impactos ambientais decorrentes da obra”.

Preparativos finais

Segundo Oscar Carvalho, coordenador do Fonplata no Brasil, o compromisso do banco é de analisar minuciosamente todas as condicionantes solicitadas ao Município, com o objetivo de fornecer a aprovação necessária. Com confiança, ele expressa que a expectativa é de que nos próximos meses será possível dar início à operação e avançar nos trâmites para a assinatura do contrato de empréstimo.

Além disso, o executivo destacou que o projeto e as licenças já passaram por uma análise rigorosa, encontrando-se atualmente em processo de obtenção das licenças. Ele afirma que São José já atendeu às exigências ambientais estabelecidas pelo governo brasileiro. A admiração pela estrutura e desenvolvimento da cidade foi mencionada, e a reunião com os técnicos da prefeitura e toda a organização despertou otimismo. “Em suma, nosso sentimento é de confiança e sucesso neste importante empreendimento”.

Conexões para o crescimento

O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, expressou sua satisfação e motivação em relação ao projeto. Ele enfatizou que se trata de um trabalho em equipe, guiado pela responsabilidade fiscal, devido ao conhecimento dos recursos limitados disponíveis. Para ele, a importância da obra vai além de ser apenas uma via, pois envolve um complexo que prioriza o bem-estar dos cidadãos, incluindo áreas de lazer. Segundo Nardi, investir em espaços de lazer resultará em menor gasto com saúde, proporcionando à cidade uma situação financeira mais favorável no futuro.

Posts relacionados

Comitiva do Ministério das Cidades visita Quantum Engenharia para tratar de emissão de Debêntures Incentivadas para PPPs de Cidades Inteligentes

Redação

2º Encontro de Colaboradores dos Sindicatos Rurais reforça o compromisso com o setor produtivo

Redação

AEMFLO e CDL de São José orientam empresários como aproveitar a Black Friday nos seus negócios

Redação
Sair da versão mobile