Rede Decisão diminuiu 60% do tempo de professores gasto em atividades administrativas e permitiu que se dediquem mais ao ensino e aprendizagem
A escola como conhecemos hoje é produto de milhares de anos de mudanças e avanços da sociedade. A palavra vem do grego scholé, cujo significado é lazer e tempo livre. Embora sejam inúmeras as transformações ao longo do tempo, muitos dos intuitos permanecem intactos, como promover um ambiente diversificado e o respeito à diversidade, acolhimento, convívio entre os pares e claro, aprender e assimilar conteúdos e ferramentas que conversem com as necessidades e demandas dos alunos.
Também é verdade que a tecnologia – sobretudo na pandemia – vem somando e trazendo ainda mais avanços para a educação. No ano passado, uma pesquisa da Fundação Lemann mostrou que, na opinião de 91% dos pais, a internet faz com que a escola seja mais atraente para os alunos. Tornou-se consenso entre especialistas, pedagogos e até mesmo pais, que a tecnologia não deve mais sair do dia a dia escolar. Mas, também é unanimidade a opinião de que, sem o professor como intermediário, não haverá sucesso.
Para além do uso de computadores, tablets e demais dispositivos e ferramentas tecnológicas para dar e receber aulas, fazer lição de casa, apresentação de trabalhos e até mesmo avaliações, o uso da tecnologia é um importante aliado do professor para tornar maior e melhor o tempo que passa com os alunos, dedicando-se mais à tarefa de lecionar e não perder tempo com atividades administrativas.
Regina Alves, fundadora da Rede Decisão, grupo educacional responsável pela gestão pedagógica de escolas privadas de educação (“K-12”), acredita ser necessário manter todos os avanços tecnológicos tão importantes e até investir e procurar cada vez mais ferramentas úteis. “Ainda temos muito trabalho pela frente e nossa missão prioritária é recuperar as perdas de aprendizagens que a pandemia trouxe. E utilizar tecnologias para minimizar esses impactos é bastante estratégico, mas sem deixar de considerar o professor como um grande facilitador”, comenta. Desde 2019, a rede vem investindo ainda mais em tecnologia voltada à gestão escolar.
Há 15 anos lecionando matemática na Rede Decisão, Elvis Vieira acredita que o papel dos educadores é estar sempre atento às novas tecnologias. “O chatGPT, por exemplo, que já utilizamos até mesmo para a produção de avaliações, é uma ferramenta incrível. Mas penso que é a escola quem deve introduzir aos alunos e não o contrário. Precisamos orientar os estudantes quanto ao seu uso – que pode trazer ganhos pedagógicos – mas também considerar os riscos”, comenta o professor.
Com a incorporação de ferramentas de gerenciamento, a Rede Decisão conseguiu diminuir cerca de 60% do tempo gasto por professores com atividades como correção de provas, lançamento de notas e afins. Ao todo, a rede conta com mais de dez sistemas diferentes, para realizar funções como distribuição de conteúdo para os alunos, estabelecer cronogramas de aulas e planejamentos, que podem ser acessados pelos pais. “Também observamos melhorias na comunicação escola-família-alunos com o uso de algumas ferramentas e isso é muito importante, porque a participação de familiares é determinante para um bom desenvolvimento acadêmico do estudante”, finaliza a pedagoga.
Sobre a Rede Decisão
A Rede Decisão é um grupo educacional brasileiro fundado em 1984 e responsável pela gestão pedagógica de escolas privadas de educação básica (“K-12”). O grupo tem 21 unidades localizadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais. E, atualmente, conta com cerca de 8.000 alunos. A companhia educacional também prepara alunos para o Ensino Superior, o desenvolvimento pessoal e profissional, promove um ambiente de diversidade e busca criar impacto positivo nas comunidades do entorno.
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