Blog do Prisco
Manchete

Teixeira reassume entidade e vê com preocupação interferência do STF na política

Jurista vê com preocupação interferência do STF na política brasileira

O advogado Gilberto Lopes Teixeira reassumiu nesta quinta-feira, dia 1º, a presidência do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Iasc), a mais antiga associação de advogados do Estado. Para concorrer à vaga do Quinto Constitucional do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC), Teixeira havia se licenciado do cargo em março deste ano.

Formado em Letras e Direito, Gilberto Teixeira tem sido uma liderança jurídica não só em Santa Catarina como tem se destacado no país afora, tendo presidido o Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil e criado a Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil, com sede em Brasília, do qual tornou-se o primeiro presidente eleito. A Federação Nacional, fundada por Teixeira, tem assento no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Advogado, professor, mediador, articulista, empreendedor, autor de livros e de artigos jurídicos e educacionais e membro honorário da OAB-SC, Teixeira tem visto com preocupação a interferência do Judiciário, em especial do Supremo Tribunal Federal (STF), na política brasileira “A meu ver não é dado aos ilustres ministros de nossa Corte Suprema superpoderes a interferir no Executivo e Legislativo (harmonia entre os poderes) do modo desproporcional e excessivo como temos assistido. O ativismo judicial não faz bem para nossa jovem democracia e só incendeia a polarização que vivenciamos, ainda mais às vésperas do período eleitoral que se avizinha. Quando a mais Alta Corte do Judiciário precisa emitir notas explicativas, utilizar da imprensa ou redes sociais para justificar suas decisões, alguma coisa está fora da ordem”, pondera Teixeira.