Blog do Prisco
Coluna do dia

Temer em SC

Temer em SC

O vice-presidente Michel Temer confirmou presença em Florianópolis no dia 28 de janeiro. Os detalhes da agenda ainda estão sendo costurados, mas já se sabe que ela terá dois momentos distintos: reunião com o governador Raimundo Colombo (PSD) e empresários catarinenses, com Temer na condição de segundo na linha sucessória da República. Ou seja, uma agenda institucional. No outro momento, sai de cena o vice-presidente e sobe ao palco o presidente licenciado do PMDB nacional, que terá encontro com as principais lideranças peemedebistas do Estado (deputados, prefeitos, secretários, etc). Neste caso, um encontro substancialmente político, já que ele está em campanha para manter o seu grupo no comando do PMDB. A convenção da legenda será em março e o Palácio do Planalto turbina o time de oposição ao vice, pilotado pelos senadores Renan Calheiros, Eunício Oliveira e Romero Jucá.

 

 

 

 

 

Tripé

O triunvirato do Senado se fortalece ante o desgaste que Michel Temer acumula, tanto internamente (ele preside o Manda Brasa desde 2001), quanto externamente em função da delicadíssima situação política do país, mas principalmente pelo fato da presidente petista estar ameaçada de impeachment. Possibilidade que guindou o vice a uma condição sui generis: a de candidato a salvador da pátria e de vilão (há quem credite a ele articulações para enfraquecer ainda mais a ex-mãe do PAC) ao mesmo tempo.

 

 

 

 

 

Na proa

Presidente da secção estadual do PMDB, o deputado federal Mauro Mariani passou o dia de ontem em Florianópolis. Está costurando as agendas de Michel Temer em Santa Catarina.

 

 

 

 

 

Peso

O vice-presidente fará um périplo pelo país, tendo como pano de fundo a disputa pela presidência nacional do PMDB em março. Não por acaso, ele escolheu Santa Catarina como um dos primeiros destinos. O Estado é dono do quarto maior colégio eleitoral do partido no contexto nacional. Terá 46 delegados na convenção. E Temer aposta no apoio do Sul e do Sudeste para não perder a disputa.

 

 

 

 

 

Vergonheira!

Rodrigo Janot, procurador-geral da República (não é delator premiado, portanto), demonstrou convicção, no pedido de prisão de um deputado petista do Mato Grosso, de que dois ex-presidentes da República estão envolvidos até o pescoço na montagem de “um esquema criminoso” na BR Distribuidora. Lula da Silva, segundo Janot, deu poderes a Fernando Collor para organizar todo o esquema. A cada dia que passa, a Lava Jato se aproxima mais do ex-mito petista. Quanto a Collor, sem comentários!

 

 

 

 

 

Cala-te

Agora começa a ficar claro porque o senador preso Delcídio do Amaral tanto se empenhou para tentar evitar a delação premiada de Nestor Cerveró, um dos ex-diretores da “Petobrais”. A manifestação contundente de Rodrigo Janot acerca da roubalheira que também tomou conta da BR Distribuidora é baseada nas investigações da Lava Jato e nas informações de Cerveró.

 

 

 

 

 

Reivindicações

Recém-empossado prefeito de Chapecó para mandato-tampão, Luciano Buligon (PSB), recebeu a nova diretoria da Associação Comercial e Industrial da cidade, presidida pelo empresário Josias Mascarello. Ao alcaide, o empresariado entregou documento em que reivindica melhorias infraestruturais no Parque de Exposições Tancredo Neves, onde serão realizadas duas importantes feiras econômicas em 2016: a Mercoflora em julho e a Mercoagro em setembro.