Vento atingiu quase 70 km/h e Defesa Civil registrou quedas de árvores
Conforme o gerente de Defesa Civil do Município, Marcelo Ludvichak, o temporal isolado passou rápido, e foi uma combinação do calor intenso – de quase 40ºC – com a chegada de uma frente fria, que provocou ainda rajadas de ventos fortes. “Só não tivemos mais estragos porque o vento dissipou esse temporal”, explicou.
Ainda na tarde de terça-feira, a Defesa Civil Estadual emitiu uma Nota Meteorológica, assinada pela meteorologista Elen Pelissaro, destacando que em Jaraguá do Sul, um temporal se formou entre às 14h e 15h, horários entre os quais foram registradas rajadas de vento de até 69.3 km/h. Em Jaraguá do Sul, a temperatura máxima registrada pelos equipamentos instalados nas estações do INMET e da Epagri/Ciram foi de 38.2.
O gerente da Defesa Civil local acrescenta ainda que apenas ocorrências de quedas de árvores foram atendidas pela equipe da Diretoria, que fez o corte e liberação dos locais atingidos, como o estacionamento de uma empresa onde quatro carros tiveram danos e parte de uma árvore caiu sobre uma das pistas da Rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, no Nova Brasília. “Sabemos que houve ainda o destalhamento de um prédio e de uma borracharia, além de outros pequenos estragos, mas, os próprios moradores se encarregaram de providenciar os consertos logo após a passagem do temporal”, disse ele.