Blog do Prisco
Destaques

Tendências do agronegócio foi o tema do segundo dia da Semana do Cooperativismo Catarinense

Uma avaliação do posicionamento do Brasil no mercado interno do agronegócio e suas perspectivas foi o assunto exposto na tarde de terça-feira (29/06), no segundo dia da Semana do Cooperativismo Catarinense, promovida pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC).

Com a palestra Tendências do Agronegócio no Mercado Interno: proteína animal e cereais, o economista José Mendonça de Barros falou para lideranças e representantes das cooperativas catarinenses, especialmente, as do ramo agropecuário.

         Doutor em economia, Barros iniciou expondo o Brasil como o País que construiu a agropecuária mais competitiva do mundo. Segundo ele, o modelo tem suas bases principais que contribuem para esse cenário: recursos naturais abundantes; pessoas bem preparadas e empreendedoras; um sistema cooperativista sólido e diversificado; entre outros aspectos. Tais situações, de acordo com o economista, determinam duas características fundamentais do sistema agropecuário: o crescimento persistente da produtividade, como base para uma evolução sólida e uma inserção forte no mercado internacional.

         No que diz respeito à produção de grãos e proteína animal, temas da palestra, Dr. Barros comentou sobre a atual situação imposta pela crise sanitária que restringiu o consumo da carne vermelha para as classes A e B. Afirmou ainda que o consumo de frango e suíno deve continuar crescendo, inclusive pelo efeito de substituição à carne vermelha.

         Como desafios para o setor, o economista destacou a importância de continuar o caminho para a elevação da produtividade, com agricultura de precisão e sustentabilidade; além de melhorar os sistemas de gestão da propriedade, em particular nas áreas financeiras e de risco.

         PROGRAMAÇÃO

         A Semana do Cooperativismo Catarinense é promovida em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado neste sábado (03/07), e segue até sexta-feira (02/07). O evento também marca o ano histórico para a OCESC, em que comemora os seus 50 anos de história. Ainda é possível se inscrever para acompanhar as palestras através do site https://www.youtube.com/watch?v=jC_dNGh3sMU.

            HOJE 30/06

         – Inovação inteligente, maximizando a experiência dos cooperados e clientes, com a professora e consultora do ISAE, Paula Abbas, às 16 horas.

            01/07 (quinta-feira)

         – Perspectivas para as cooperativas de crédito no campo regulatório e na prática, com o Diretor de Regulação do Banco Central do Brasil, Otavio Damaso, às 16 horas.

            02/07 (sexta-feira)

         – O futuro do cooperativismo: como alavancar resultados, com o palestrante Arthur Igreja, às 16 horas.

         – LIVE de encerramento O papel da mulher no cooperativismo, na sociedade e no mercado de trabalho, com o historiador Leandro Karnal, às 19h30, no canal da OCESC e SESCOOP/SC https://www.youtube.com/ocescsescoopsc 

foto >O economista José Mendonça de Barros falou para lideranças e representantes das cooperativas catarinenses / Ocesc, divulgação 

Posts relacionados

Reunião regional da FAESC reúne líderes rurais do norte para debater as prioridades do agronegócio

Redação

Entidades do agronegócio reforçam pedido para equilíbrio do ICMS, durante reunião com o governador em exercício 

Redação

Agronegócio de SC se une em apoio ao povo gaúcho

Redação