Notícias Últimas

Terapia genética em retina e avanço do mercado de lentes: oftalmologistas debatem estudos e inovações em evento estadual

Pesquisas recentes e premiadas de profissionais brasileiros estão na programação do Encontro da Oftalmologia Catarinense, que acontece online neste mês de agosto

Em maio deste ano, foi realizada no país a primeira cirurgia oftalmológica utilizando a terapia gênica, uma inovação no tratamento de pacientes com degeneração da retina, doença provocada por uma mutação genética. Um dos membros da equipe, o Dr. Huber Vasconcelos, vai detalhar a profissionais médicos em Santa Catarina este marco histórico na cura de doenças hereditárias durante o Encontro Catarinense de Oftalmologia, no dia 25/08.

O evento online, realizado pela Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO), vai trazer uma série de outras novidades e estudos que vêm aprimorando o tratamento de doenças oculares no país e no mundo.

Recentemente premiado no Congresso da Sociedade Americana de Catarata, o Dr. Wilson Takashi vai apresentar no Encontro Catarinense o estudo que desenvolveu mostrando a evolução e as novas opções de lentes intraoculares. Além dele, o Dr. Fernando Marcondes Penha destaca as descobertas no uso de medicamentos em pacientes com degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma das principais causas de cegueira em pessoas com mais de 50 anos de idade.

Na programação, também haverá debate sobre a segurança dos antiangiogênicos, medicamentos utilizados para tratamento de doenças na retina, a cargo do Dr. Carlos Moreira Junior.

“Quase metade das pesquisas que são desenvolvidas na área oftalmológica é voltada à retina. Por isso destacamos no encontro as novidades, estudos e técnicas para ampliar o conhecimento e trocar experiências com profissionais médicos em Santa Catarina”, explica o Dr. Luiz Felipe Hagemann, coordenador científico do Encontro Catarinense de Oftalmologia.

Sair da versão mobile