Raimundo Colombo foi recebido em audiência pelo presidente Michel Temer, no início da noite desta quinta-feira, 30, no Palácio do Planalto, em Brasília. Dois assuntos dominaram o encontro. As ações do governo federal após a operação Carne Fraca e a aprovação do pedido de financiamento do Estado para lançar a segunda etapa do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).
De acordo com o governador, a Secretaria do Tesouro Nacional está finalizando o relatório acerca da captação de financiamento junto ao BRDE para a segunda edição do Fundam. “O estudo tem parecer favorável,” informa Colombo, salientando que são cerca de R$ 700 milhões destinados a “atender 100% dos municípios de Santa Catarina.” Prefeitos e deputados certamente vão comemorar a notícia. A primeira edição do Fundam, há dois anos, foi a salvação da lavoura para muitos políticos, notadamente os gestores de pequenas prefeituras com apoio de parlamentares.
Os recursos podem ser utilizados para obras de infraestrutura, construção de creches, escolas, postos de saúde, enfim, fica a critério de cada município. Na primeira versão, coube aos deputados realizarem as indicações. Cada um teve uma cota específica para destinar.
Raimundo Colombo também agradeceu e elogiou a atuação do presidente no episódio da Carne Fraca, destacando, ainda, a atuação do Ministério da Agricultura. “Governo agiu na hora certa, na medida certa, com muita precisão. Mostrou que a primeira versão não era real, conseguindo credibilidade. O processo foi muito bem administrado,” enalteceu o governador. A reforma da Previdência também foi tratada na audiência.
Foto>divulgação