Blog do Prisco
Notícias Últimas

TJ convoca juízes de 1º grau na lista de antiguidade da entrância especial para atuar no 2º grau

 

Conheça as três hipóteses para ocorrer tal chamamento

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, por meio do Edital GP n. 44/2024, informa aos juízes e às juízas de direito que integram a primeira quinta parte da lista de antiguidade da entrância especial que estão abertas as inscrições para integrar o cadastro de convocação para atuar no 2º grau de jurisdição. As inscrições ocorrem de 2 a 6 de maio.

Elas devem ser realizadas exclusivamente por meio do Portal do Magistrado (https://www.tjsc.jus.br/magistrado), no link “Atendimento ao Magistrado” (no caso específico, Tipo: Inscrição – Lista de convocação para atuar no Tribunal). Conforme o artigo 41-A do Regimento Interno do TJSC, os magistrados e as magistradas de 1º grau podem ser convocados para atuar na Corte estadual em três situações.

A primeira é para substituir desembargador ou desembargadora nos casos de afastamento, a qualquer título, por período superior a 30 dias. A segunda hipótese é para responder por vaga que aguarda nomeação de novo titular. Já a última é para auxiliar os desembargadores e as desembargadoras, além dos órgãos julgadores do Tribunal de Justiça, em caráter excepcional, quando o justificado acúmulo de serviço o exigir.

O Regimento Interno prevê que nas duas primeiras situações a assessoria do gabinete do desembargador ficará à disposição do seu substituto legal. Já no último caso, o juiz de direito de 1º grau de entrância especial convocado contará com o assessoramento compartilhado de corpo funcional específico, vinculado à Presidência do Tribunal de Justiça.