Blog do Prisco
Destaques

TJSC realiza sabatina com candidatos da OAB ao cargo de desembargador 

Nesta sexta-feira (11), data que celebra o Dia do Advogado, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) realizou a sabatina com os candidatos que compõem a lista sêxtupla eleita pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para concorrer a vaga de desembargador pelo quinto constitucional. A audiência da Comissão Permanente de Análise de Requisitos do Quinto Constitucional, sob o comando do desembargador João Henrique Blasi, presidente do TJSC, abordou temas atuais e polêmicos sobre o ordenamento jurídico. A formação da lista tríplice será feita no dia 30 de agosto, em sessão do Tribunal Pleno.

Na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, as quatro candidatas e os dois candidatos realizaram uma apresentação individual de até 15 minutos. Posteriormente, responderam aos questionamentos da comissão, integrada ainda pelos desembargadores Altamiro de Oliveira, 1º vice-presidente; Denise Volpato, corregedora-Geral da Justiça; Getúlio Corrêa, 2º vice-presidente; Rubens Schulz, corregedor-Geral Extrajudicial; Torres Marques e Sandro Neis, desembargadores eleitos por seus pares no Órgão Especial. A OAB se fez representar na sessão pelo advogado Thiago Custódio.

Os temas abordados pelos desembargadores foram os mais diferentes e tiveram relação com as áreas de atuação de cada profissional sabatinado. A relação sobre o que é a liberdade de expressão e o linchamento virtual, a possibilidade de apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o bloqueio do cartão de crédito como medidas atípicas para o cumprimento de sentença, e a responsabilização civil em razão das relações conjugais foram alguns dos assuntos abordados. A admissibilidade da candidatura avulsa em eleições, a validade da assinatura eletrônica no direito à informática, o fornecimento de água e de energia em loteamento clandestinos, e a possibilidade da alteração do regime de bens dos cônjuges também chamaram a atenção, entre outros assuntos.

A sessão desta manhã foi gravada e será disponibilizada, através de um link, para os demais desembargadores e desembargadoras eventualmente interessados em acompanhar a sabatina. Um relatório sucinto será elaborado pela comissão e distribuído entre os integrantes do TJSC antes da sessão do Tribunal Pleno marcada para ocorrer no dia 30 de agosto. Após a definição da lista tríplice, caberá ao governador Jorginho Mello escolher o novo integrante da Corte Estadual, que ocupará a vaga aberta pela aposentadoria da desembargadora Salete Sommariva – que também era uma representante da OAB pelo quinto constitucional.

Posts relacionados

TJ catarinense inicia projeto de modernização das salas de audiência nas comarcas

Redação

TJSC sedia XV Encontro do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça a partir de quarta-feira

Redação

Posicionamento ideológico de novo desembargador gera mal-estar

Redação