Notícias Últimas

TJSC, TCE e Prefeitura lançam programa inédito para evitar judicialização de execuções fiscais

O evento será realizado na sala Thereza Tang, na sede do TJSC, na capital, com a presença do desembargador João Henrique Blasi, presidente do TJ; do conselheiro Herneus de Nadal, presidente do TCE; e do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Denominado Acerta SC, o programa garante mais efetividade no sistema de cobranças e evita a extinção do crédito tributário pela prescrição. “Ele configura, padroniza e centraliza um procedimento eficiente de cobrança administrativa e faz com que o município receba valores importantes para investimento nas suas políticas públicas”, explica Blasi.

O Acerta SC funcionará por meio de um cadastro de débito no sistema via webservice, em que o devedor é notificado por mensagem clara e concisa sobre a cobrança e as consequências do não pagamento, além de ampliar as opções para a quitação do débito.

Assim como pessoas e empresas entram com ações para cobrar dívidas de terceiros, o Estado tem o mesmo direito de buscar o que lhe é devido. O processo judicial que resulta dessa cobrança é denominado execução fiscal. “O sistema é um divisor de águas para o município porque vai agilizar e dar legitimidade aos processos”, afirma Topázio.

Números impressionantes

O Poder Judiciário de Santa Catarina recebe em média 94 processos por hora, 30% deles relativos a execução fiscal. O acúmulo de processos prejudica o andamento das outras demandas e se torna um obstáculo à agilidade da Justiça.

De acordo com o CNJ, a Justiça catarinense é a 2ª mais produtiva do país, com taxa de congestionamento em queda. Ao mesmo tempo, o Estado registra o 2º maior índice de litigiosidade. De cada três catarinenses, um tem processo na Justiça. Hoje tramitam na Justiça catarinense três milhões de processos. O Acerta SC diminui a judicialização, o que vai deixar a Justiça mais ágil e ainda mais eficiente.

O lançamento é aberto a todos os veículos de comunicação do Estado.  As assessorias de comunicação das instituições irão disponibilizar para a imprensa fotos e vídeos do lançamento.

Serviço:

O quê? TJSC, TCE e Prefeitura lançam programa inédito no Brasil para evitar a judicialização de execuções fiscais

Quando? Terça-feira, 29 de agosto de 2023, às 16h.

Onde? Tribunal de Justiça de Santa Catarina, no 7º andar, Torre 1, na sala Thereza Tang. Rua Álvaro Millen da Silveira, 208

Sair da versão mobile