Notícias Últimas

Torres da igreja submersa em Itá recebem moderno sistema de iluminação

Quantum Engenharia utilizou a mais alta tecnologia disponível para transformar o famoso ponto turístico

As imponentes torres da antiga Igreja Matriz São Pedro prometem encantar ainda mais os visitantes do município de Itá, no Oeste de Santa Catarina, com o novo sistema de iluminação cênica implantado pela prefeitura. Com projeto elaborado pela Prefeitura, para executar o projeto – que abrange também a área de contemplação – a Quantum Engenharia utilizou 49 projetores RGB com a mais alta tecnologia LED disponível neste segmento. Entre as funcionalidades está a possibilidade de produzir diversos cenários com diferentes cores, perfeito para associar o símbolo da cidade a campanhas de conscientização, como setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul.

A edificação que parece emergir do lago criado sobre o antigo município de Itá na década de 1990, para construção da usina hidrelétrica, hoje representa a última lembrança visível da velha cidade e, ao mesmo tempo, o símbolo máximo da atual Itá, que fica a uma distância de quatro quilômetros. Para garantir a plena alimentação elétrica da igreja, a empresa Quantum destaca outra novidade: a utilização do cabo multipolar de cobre para uso permanente em água, algo inédito em suas obras.

O Gerente de Obras e Contratos de Iluminação Pública da Quantum Engenharia, Júlio César Leal Junior, revela que esse é o quarto projeto implantado com sucesso em Itá. Com mais de 30 anos de atuação no mercado – desenvolvendo projetos, executando obras e gerenciando sistemas – a empresa também foi responsável pela eficientização do parque de iluminação pública no município. Júlio César ressalta outras vantagens do novo sistema, como a economia, proteção ambiental e, claro, o fantástico efeito visual que já é unanimidade entre os visitantes.

“A primeira vantagem do uso da tecnologia LED, sem dúvidas é a economia que pode superar os 50%. Segundo ponto é a maior durabilidade do equipamento, que supera as antigas lâmpadas de vapor metálico em pelo menos uma década. Sem contar o benefício ambiental, já que as luminárias de LED são totalmente recicláveis. As lâmpadas constituídas com metais pesados são altamente prejudiciais e exigem um grande controle para descarte”, explica.Júlio César afirma que o uso da luminária LED é um processo irreversível no mercado de iluminação pública, revelando que atualmente a maioria dos editais voltados ao setor já estão apostando nessa tecnologia. Segundo ele, o preço da iluminação LED tem se tornado muito atrativo nos últimos anos, ao mesmo tempo em que o rendimento e a vida útil das luminárias têm aumentado gradativamente.

Sair da versão mobile