Últimas

Transparência e acessibilidade

 

Provavelmente, no próximo dia 4 de junho o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) deve divulgar o parecer acerca do Balanço Geral (BG) do Estado relativo ao ano de 2020. Vale destacar que esse produto – o BG – é resultado de um trabalho técnico e qualificado dos especialistas em finanças públicas da Secretaria Estadual da Fazenda, que reuniram demonstrativos contábeis, relatórios e informações sobre a situação do Estado, tanto relacionados a aspectos sociais quanto à situação econômica de Santa Catarina.
Vale destacar que na sexta-feira (21), em suas redes sociais, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), deu início à publicação de uma série de notas explicativas a respeito do processo de prestação de contas do governador ao órgão de fiscalização e controle das contas públicas. Iniciativa louvável, que merece aplausos, uma vez que disponibiliza aos cidadãos informações, de forma simples e acessível, sobre os atos e processos da administração estadual
Um detalhe importante: nesse mesmo contexto de simplificar a forma de apresentar as informações relevantes aos cidadãos, depois de trabalhar na elaboração do BG, os contadores da fazenda erstadual estão focados, atualmente, na conclusão do Balanço Cidadão, um resumo didático do BG, que deve ser apresentado ao público ainda em junho.
Informar de maneira confiável, exata e de maneira acessível, é função do Estado. Aplausos para quem se empenha para que isso aconteça.

Quer saber mais sobre as contas públicas, cidadão catarinese?

Vale – especialmente neste momento – as redes sociais do @tce_sc e @sincofaz

Sair da versão mobile