Notícias

TRE-SC realiza treinamento dos auditores de configuração de urna

Na última segunda-feira (25), iniciou o treinamento dos auditores de configuração de urna na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. No total, 34 servidores serão capacitados, até a próxima quinta-feira (28), para supervisionar as urnas que serão utilizadas nas próximas eleições municipais.

Durante o treinamento, os servidores realizam a simulação do processo de votação, desde o acionamento das máquinas até a impressão do boletim de urna. Além disso, os auditores aprendem a realizar vários testes para verificação do funcionamento de todos os dispositivos das urnas.

Após a conclusão da capacitação, os auditores serão divididos em duplas para fiscalizar se as urnas foram configuradas corretamente. O chefe da seção de voto informatizado, João Sebastião de Andrade, destacou que os servidores farão 17 roteiros diferentes, que irão abranger todas as 105 zonas eleitorais do Estado.

“Nesta eleição, o auditor que viajará para as zonas eleitorais fará, juntamente com os técnicos de urna, todos os procedimentos de contingência que ocorrem durante a votação, ou seja, troca de urna e de cartão de memória. Os outros procedimentos que devem ser feitos após a votação serão realizados pelos chefes de cartório”, acrescentou João Sebastião.

Entre os dias 1 a 12 de agosto, os auditores instruirão os chefes de cartório sobre o processo de configuração de urna. Os chefes de cartórios, por sua vez, ficarão responsáveis pelo treinamento dos 567 técnicos de urnas, que começarão a trabalhar no dia 22 de agosto.

Já o Simulado Nacional para as Eleições de 2016, realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, acontecerá nos dias 6 e 10 de agosto e contará também com a participação do TRE-SC. O objetivo é testar todos os sistemas envolvidos no processo eleitoral, abrangendo desde o registro de candidatura até a divulgação dos resultados das eleições.

Sair da versão mobile