O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina apresentou resultados superiores a outros Tribunais no levantamento sobre Governança e Gestão Pública divulgado na última quarta-feira (25) pelo Tribunal de Contas da União. Foram 488 organizações avaliadas, com quatro índices analisados: governança pública; gestão de pessoas; gestão de TI; e gestão de contratações.
Os resultados podem ser vistos neste gráfico. Entre os melhores aspectos do TRE-SC estão a governança de aquisições e contratações. As práticas pioneiras implementadas pela Secretaria de Administração e Orçamento (SAO), e que foram destaque no levantamento, serão apresentadas aos TREs de todo o país nesta quinta-feira (3), no Tribunal Superior Eleitoral, durante reunião de diretores-gerais e secretários de administração e orçamento da Justiça Eleitoral.
Essa foi a primeira vez que o TCU publicou o resultado das avaliações de governança de toda a administração pública brasileira. Além da divulgação, o Tribunal de Contas ainda encaminhou para cada instituição um relatório detalhado com sugestões de melhorias. Para efetivar esses melhoramentos, o TRE-SC conta com o recém instituído Conselho de Governança Corporativa, que inclui atribuições que vão ao encontro de aspectos avaliados como melhorias possíveis pelo TCU, além do planejamento estratégico e planos setoriais do TRE, que já adotam indicadores alinhados com as boas práticas de governança indicadas por órgãos externos.
De acordo com o TCU, a governança na administração pública se refere a uma série de práticas e sistemas que demonstram a capacidade de um Estado em formular, planejar, programar e cumprir suas funções visando ao bem-estar da sociedade. Quanto mais resultados, de forma eficiente e com riscos bem geridos, uma instituição entrega, melhor costuma ser a governança.