Palestra, cases e audiência pública estão na programação
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) realiza nesta terça-feira (9/7), a partir das 9h, na sala de sessões Ministro Teori Zavascki, um encontro para discutir a utilização da inteligência artificial (IA) no âmbito do Poder Judiciário, com destaque para a escolha do Copilot como ferramenta oficial de IA da instituição. Desenvolvido e fornecido pela Microsoft, o Copilot é uma IA generativa que atua como assistente inteligente, capaz de gerar conteúdos para apoiar e potencializar o trabalho de magistrados e servidores.
O Copilot foi desenvolvido para simplificar tarefas, oferecer sugestões e fornecer informações com o potencial de otimizar os processos judiciais. Entre suas principais vantagens estão a economia de tempo, a melhoria na precisão dos documentos e a agilização dos trâmites processuais. Além disso, a ferramenta funciona em um ambiente fechado e seguro, com acesso restrito, sem compartilhamento de dados com a internet.
Palestra com neurocientista Leandro Mattos
A programação contará com a presença do neurocientista Leandro Mattos, renomado especialista em inteligência artificial, que realizará uma palestra sobre as aplicações práticas e os desafios da IA generativa no contexto do Judiciário. Após a palestra, haverá apresentação de cases de uso.
Entre os objetivos do evento sobre a IA no Poder Judiciário catarinense destacam-se a identificação das oportunidades e desafios no uso institucional de ferramentas de IA generativa, a proposição de mecanismos de internalização e capacitação para adoção em larga escala e a garantia dos princípios da eficiência, economicidade e transparência. Além disso, busca-se agilizar os trâmites processuais, fortalecer o relacionamento entre as instituições, especialmente com os componentes do sistema de justiça, e aprimorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão.
Audiência pública
Na sequência do evento, haverá participação da sociedade civil com a realização de uma audiência pública. As pessoas que se inscreveram na Assessoria de Planejamento (Asplan) até a última sexta-feira (5/7), como representantes de instituições com atuação ligada ao tema ou mesmo como pessoas físicas, poderão se manifestar na audiência. Cada participante inscrito terá o tempo de até 5 minutos para manifestação oral. O material resultante da audiência pública fundamentará a proposta das Metas Nacionais para o Judiciário em 2025, que será submetida à Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Acesso
Com exceção daqueles que já manifestaram interesse em fazer uso da palavra durante a audiência pública mediante contato com a Asplan, não há necessidade de inscrição prévia para acompanhar o evento, aberto ao público em geral, respeitada apenas a lotação da sala de sessões Ministro Teori Zavascki. Por outro lado, o Tribunal de Justiça disponibilizará transmissão ao vivo dos trabalhos por seu canal no YouTube e por sua conta no Instagram (live pelo canal @tjscoficial).
Confira a programação do evento:
9h – Solenidade de abertura
9h10min – Palestra com Leandro Mattos
10h10min – Apresentação de cases de uso
11h – Audiência pública com participantes inscritos
12h – Encerramento.