Donald Trump pretende criar uma espécie de embaixada internacional em defesa da liberdade de expressão. E a censura que impera no Brasil desde 2018 seria um dos principais motivadores da iniciativa do presidente eleito dos EUA.
Um dos nomes ventilados para o cargo, caso ele realmente venha a ser criado, é o do megaempresário Elon Musk, dono, dentre outras coisas, da rede social X.
Sem sombra de dúvidas seria mais uma dor de cabeça para Alexandre de Moraes e para o STF. Reunir Trump e Elon Musk numa articulação dessa natureza, considerando também o próprio Congresso americano, obviamente viria para emparedar o Supremo Tribunal Federal.
E não estamos falando da condição política de Jair Bolsonaro, que está inelegível e assim deve permanecer. Trata-se de algo muito maior e precioso, o reestabelecimento da liberdade. Como no Brasil nós convivemos com um Congresso acovardado, um presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, serviçal e capacho; e na Câmara um outro presidente que tem uma lista robusta de penduricalhos no STF, o que o torna omisso; diante de tudo isso é preciso mesmo que venha algo de fora para enquadrar o consórcio ditatorial STF-Planalto.
Confira:
@caelshow DONALD TRUMP VAI CRIAR O CARGO DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO E ELON MUSK E UM DOS COTADOS PARA ASSUMIR O CARGO #donaldtrump #elonmusk #liberdadedeexpressao #embaixador #extremadireita #política
(Anna Moneymaker/Getty Images)