O diretor geral da Udesc Joinville, Antônio Heronaldo de Souza, foi à tribuna durante a suspensão da sessão ordinária na Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (10) para falar sobre os 60 anos do Centro de Ciências Tecnológicas, destacando uma série de ações organizadas pela instituição.
A sua presença foi uma iniciativa do deputado Mauricio Peixer (PL), que ressaltou a importância da Udesc para os catarinenses. “A Udesc é um centro de saber e educação em Santa Catarina”, disse.
Na ocasião, o dirigente agradeceu o atual governo pelo repasse mensal de 2,49 % da receita do estado e destacou que a Udesc Joinville é considerada uma das melhores universidades públicas do país.
Ele informou que a instituição foi criada em 20 de maio de 1965, por decreto estadual, está presente em dez cidades catarinense e oferece nove cursos de graduação e 16 cursos de pós-graduação, entre eles nove mestrados e sete doutorados, todos totalmente gratuitos.
A equipe é composta por cerca de 250 professores, em sua maioria doutores, além de 94 servidores técnicos. Localizado em uma área de 67 mil metros quadrados, o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) é o maior dos 12 centros da Udesc espalhados pelo estado.
Ele informou ainda que a instituição desenvolve ações comunitárias em mais de 30 projetos de extensão e possui iniciativas de ensino reconhecidas e premiadas em âmbito nacional e internacional, possui a melhor biblioteca na área de ciências tecnológicas, 100 laboratórios em diversas áreas inclusive em robôs humanóides, entre outras inúmeras oficinas preparatórias profissionais.
Ainda em destaque falou sobre a expansão do campus com a criação de um museu que servirá como um importante ponto turístico da cidade facilitando o acesso a população a ciência e a tecnologia.
“A maior missão da Udesc é fomentar e realizar os sonhos dos jovens”, concluiu Souza, agradecendo o espaço ao Parlamento.
O deputado Maurício Peixer novamente reiterou o excelente trabalho prestado a comunidade pela Udesc. “Além de sua importância para o desenvolvimento da economia catarinense.”
Manifestaram apoio e agradecimento à instituição os parlamentares Matheus Cadorin (Novo), Fernando Krelling (MDB) e Marcius Machado (PL).