A UFSC homenageará nesta próxima segunda-feira, 5, o ex-senador Luiz Henrique da Silveira e o deputado federal Esperidião Amin pela contribuição ao processo de integração da universidade ao processo produtivo de pesquisa e inovação. Também receberão placas de agradecimento pesquisadores, órgãos e profissionais de imprensa, FIESC e INPI.
A solenidade está marcada para às 10:00, no Centro de Ciências Jurídicas da UFSC. O evento marcará o encerramento do projeto Mais Ciência, realizado pela Funjab, com patrocínio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Realizado com as emendas parlamentares “Mais Ciência e realização de eventos jurídicos e criação de plataforma digital” (Luiz Henrique da Silveira) e “Mais Ciência – eventos Jurídicos e Inovação” (Esperidião Amin), o projeto organizou nove eventos científicos que debateram a inovação tecnológica e proporcionam ampla divulgação por meio de uma plataforma digital.
“O objetivo do projeto Mais Ciência foi integrar a academia, indústria e órgãos públicos, de modo a contribuir com o ensino, com a pesquisa e com a extensão. Sobretudo, o projeto Mais Ciência é uma relevante contribuição para a inovação, que discute a criação de uma sociedade em que haja emprego, geração de renda e a distribuição da riqueza. Eventos como esse proporcionam a interação dos vários setores com esta missão”, disse o reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier.
Segundo ele, o objetivo de popularizar a ciência foi alcançado. O financiamento do MCTIC, viabilizado através das emendas de Luiz Henrique da Silveira e Esperidião Amin, permitiu realizar nove eventos com ampla divulgação por meio de plataforma digital e vasta produção de conteúdo e debates sobre inovação tecnológica. A plataforma digital com toda produção acadêmica ficará disponível para consulta e pesquisa.
“O projeto contribuiu, efetivamente, para a popularização da ciência, a produção científica e a integração indústria – academia – poder público”, enfatizou Cancellier, ao agradecer palestrantes de diversos estados brasileiros e do exterior, coordenadores dos eventos e suas respectivas equipes e parceiros, como o INPI, FIESC, SENAI, laboratórios e grupos de pesquisa da UFSC, Centro de Ciências Jurídicas CCJ, direção da UFSC Blumenau e Joinville, Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Funjab.