Finalmente começou. Após 10 anos de espera, as máquinas agora estão trabalhando de forma intensa na grandiosa obra da intersecção da Rodovia Antônio Heil (SC-486) com a BR-101, em Itajaí.
O caminho foi longo, árduo. Mas a determinação do governador Jorginho Mello sempre foi muito clara e firme: resolver todos os entraves e tocar a obra. Foram inúmeras reuniões, incontáveis telefonemas, ajustes, horas de sono perdido, enfim, até que o sonho começasse a se tornar realidade.
Recentemente estive conferindo os trabalhos. Fiquei emocionado e orgulhoso de ver que o novo traçado começa a ganhar forma.
Passo por ali todas as semanas e sinto na pele as dificuldades que o trânsito caótico traz para todos os usuários. Além da questão humana, os constantes congestionamentos vêm travando, literalmente, o desenvolvimento de uma das regiões mais prósperas do país.
Para desatar esse nó, o governo do Estado está investindo mais de R$ 60 milhões nessa obra, que está dentro do Programa Estrada Boa – mais uma iniciativa corajosa e histórica do governador catarinense e que estamos tendo a honra de pilotar. É o maior programa viário da história de Santa Catarina.
O novo segmento rodoviário terá uma extensão aproximada de 1,3 mil metros. A competentíssima equipe da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) desenhou um projeto que também prevê a construção de quatro eixos viários de entrada e saída da estrada federal, uma ponte sobre o rio Canhanduba II e dois viadutos, além dos serviços de drenagem, pavimentação e sinalização.
Se fôssemos falar de todos os benefícios e nuances desse projeto, teríamos que preencher várias laudas. Resumidamente, ele é de suma importância para a segurança, a mobilidade e a economia da região, que mudará de patamar nesses quesitos após a conclusão dos trabalhos.
Quando se tem infraestrutura viária eficiente, o transporte torna-se mais rápido, seguro e menos poluente, beneficiando tanto a população quanto os setores econômicos locais, trazendo melhoria na qualidade de vida para a população catarinense e para quem nos visita. Somente na última temporada de Verão, SC recebeu quase 3 milhões de turistas. Com mais infraestrutura, teremos condições de receber mais e melhor, sempre priorizando o bem-estar dos 7,6 milhões de catarinenses.
Jerry Comper
Deputado Estadual e Secretário Infraestrutura do Governo de SC