Pensando em como introduzir a cultura digital nas escolas, desde a formação dos profissionais ao uso pedagógico da conectividade no processo de ensino aprendizagem, que a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam) promoveu nesta terça (27) o Seminário Transformação na Educação Digital para gestores municipais dos 295 municípios catarinenses.
Nos minutos iniciais, falou-se do desafio da educação digital nas unidades de ensino, tendo em vista que mais de 8 mil escolas de educação básica ainda não possuem sequer conexão de internet, e de entender que a cultura digital é para além da tecnologia, envolvendo toda a comunidade escolar.
Representando o presidente da Undime-SC, a dirigente Municipal de Educação de Jaraguá do Sul/SC e secretária de Assuntos Jurídicos da instituição, Emanuela Wolff (foto), frisou a importância de ter um olhar de equidade em todos os níveis da transformação digital. “Jaraguá do Sul já tem conectividade e não podemos deixar de ser olhados pelo Ministério das Comunicações pra que possamos dar um passo adiante. É preciso que a atenção seja estendida também para quem já atingiu alguma das metas de conectividade e possa ter novas ferramentas de trabalho”, enfatiza a dirigente.
Participaram, ainda, da cerimônia de abertura o prefeito de Pomerode e presidente do Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), Ércio Kriek; o diretor de Investimento e Inovação do Ministério das Comunicações, Pedro Araújo; a secretária Adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders; e a presidente do Colegiado da Fecam, Lenira Carneiro