Manchete

Unificação dos canais Disque 100 e Ligue 180 e economia de R$ 29 milhões estão entre os destaques da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos

Sob a gestão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), a Ouvidoria também reduziu o tempo de espera para atendimento, que antes chegava a ser de até 1 hora e caiu para menos de 30 segundos

Atualmente, cerca de 95% das ligações são atendidas em menos de 30 segundos. Esse é um dos resultados obtidos pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) nesta gestão. Entre os destaques, também está a unificação dos canais de denúncias Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher), com a ampliação da qualidade do atendimento e uma economia de R$ 29 milhões por ano. Desde 2019, os investimentos na ONDH foram de R$ 78,7 milhões.

Voltados à proteção de grupos como mulheres, crianças e adolescentes, jovens, pessoas com deficiência, idosos, comunidades tradicionais e populações em situação de rua, os canais da ONDH receberam 1.262.419 denúncias de violações de direitos humanos nos últimos quatro anos. Destas, só neste ano, foram feitos 360.348 registros.

“A unificação das centrais do Disque 100 e do Ligue 180, além de garantir o atendimento individualizado, especializado e inclusivo em cada um dos canais, foi um grande avanço visto que ganhamos qualidade na prestação do serviço. Antes, o tempo de espera para atendimento chegava até 1 hora. Hoje, 95% das ligações são atendidas em menos de 30 segundos, um imenso ganho aos mais vulneráveis que têm, em sua maioria, os nossos canais como um pedido de socorro. Além disso, esse resultado também acarretou a economia de mais de R$ 29 milhões por ano”, diz Nabih Chraim, Ouvidor Nacional de Direitos Humanos.

“Para levar serviços de extrema relevância, com inovação, quebrando paradigmas e com foco na excelência e eficiência, e reafirmar o nosso compromisso com aqueles que mais precisam, trabalhamos muito nestes quatro anos. É gratificante ver a evolução dos nossos canais e a efetividade deste trabalho”, comemora Chraim.

A ONDH é responsável pelo recepcionamento, tratamento, encaminhamento e monitoramento de denúncias e reclamações sobre violações de direitos humanos e da família. Também consta entre as atribuições, a coordenação de ações que visam à orientação e à adoção de providências para o adequado tratamento dos casos de violação dos direitos humanos.

Quanto ao Disque 100 e Ligue 180, os serviços recebem denúncias de violências, além de compartilhar informações sobre a rede de atendimento e orientar sobre direitos e legislação vigente. Os canais podem ser acionados por meio de ligação gratuita, site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), aplicativo Direitos Humanos, Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasil”) e WhatsApp (61-99656-5008). O atendimento está disponível 24h por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

De 2020 a 2022, ações integradas entre o MMFDH e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para o combate à violência contra a pessoa idosa, mulheres e crianças e adolescentes em situação de violência resultaram nas operações Vetus, Maria da Penha, Resguardo, Acalento e Parador 27:

Vetus: operação de combate a crimes contra idosos tem início em todo o Brasil
Operação Maria da Penha registra mais de 12 mil prisões
Operação Resguardo II: ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública prende de mais de 5.700 pessoas

Operação Acalento tem Dia D para repressão de crimes contra crianças e adolescentes.

Posts relacionados

Comitiva do Ministério das Cidades visita Quantum Engenharia para tratar de emissão de Debêntures Incentivadas para PPPs de Cidades Inteligentes

Redação

Projeto de Cobalchini torna crimes de violência contra a mulher hediondos

Redação

Governo do Estado tem novo ouvidor-geral

Redação
Sair da versão mobile