Formação em Integridade e Compliance teve apoio da Controladoria-Geral do Estado e Fapesc
Encerrou nesta segunda-feira, 27, o Programa de Formação de Servidores Públicos em Integridade e Compliance, promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em parceria com a Widener University Delaware Law School, com o apoio da Controladoria-Geral do Estado e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).
O tema da última aula foi Corrupção e Integridade: problema global e local. Os convidados foram o jurista italiano e professor da Universidade de Perugia, Jacopo Paffarini, e os servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), Luiz Alexandre Steinbach e Marina Ferraz de Miranda Sales. A medição do debate foi realizada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Univali (PPCJ), Márcio Ricardo Staffen.
A formação, coordenada pelo PPCJ, iniciou em junho de 2023 e as aulas foram ministradas por professores de instituições parceiras da Univali nos Estados Unidos, França e Itália, bem como por representantes do Ministério Público, TCE-SC, empresas e sociedade civil.
O coordenador do PPCJ, professor Paulo Márcio Cruz, e a secretária executiva da Fundação Univali, professora Luciana Merlin Bervian, representaram a instituição no encerramento da formação. “A execução do programa comprova o envolvimento concreto e reiterado da Univali em ações de elevado impacto social, demonstrando sua adequação aos objetivos de uma universidade verdadeiramente comunitária. Isso foi possível por meio de captação de recursos públicos e pela sólida formação de nossos docentes e equipe de apoio administrativo”, ressalta o professor Paulo Márcio Cruz.
“O programa manteve uma rotina de encontros mensais com a participação de renomados professores estrangeiros e especialistas nas respectivas áreas de atuação. Ao longo dos sete módulos da formação abordamos as temáticas de integridade, ética, meio ambiente, diversidade, gênero, dignidade da pessoa humana, direitos humanos, responsabilidade corporativa, combate à corrupção, proteção de dados e relações laborais”, explica o professor Márcio Ricardo Staffen.
A formação envolveu cerca de 400 servidores públicos estaduais de todos os poderes, com destaque para os pontos focais de integridade e compliance do executivo estadual.
“Somos muito gratos à Univali e à Fapesc pela oportunidade de formação dos servidores públicos em integridade e compliance, temas que vêm ganhando muita relevância na gestão pública. Essa interação entre a academia e os governos é fundamental”, afirma Simone de Souza Becker, controladora-geral adjunta.
“Para a Univali, como uma universidade comunitária alinhada às necessidades da sociedade, foi uma honra poder contribuir com este programa que direcionou esforços para potencializar a promoção de uma cultura de integridade, capaz de aperfeiçoar os serviços prestados e gerar benefícios para toda a população. Parabenizo todos os envolvidos nesta exitosa parceria, fazendo votos de que este projeto gere novos frutos e que tenha seus reflexos reverberados para toda a sociedade”, destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.