A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi novamente classificada como uma das melhores universidades da América Latina, de acordo com a consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). O QS Latin America University Rankings foi divulgado nesta quarta-feira, 13.
O ranking avalia a produtividade e impacto de pesquisas, empregabilidade, comprometimento do ensino, impacto digital e internacionalização. São utilizados indicadores como reputação acadêmica, reputação do empregador, rede de pesquisa internacional, citações por publicação, publicações por acadêmico e impacto digital.
O resultado desta edição considera dados referentes ao ano de 2021. Ao todo, foram avaliadas 430 universidades de países da América Latina e Caribe. O Brasil é o país com mais universidades ranqueadas, 97 no total, seguido do México, com 63 universidades, e da Colômbia, com 61. Apenas quatro universidades de Santa Catarina figuram na avaliação.
A Universidade de São Paulo (USP) foi a primeira colocada, seguida da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
“No mês em que a Univali completa 59 anos recebemos com imensa alegria, honra e orgulho a classificação neste renomado ranking. A consolidação da universidade no QS Latin America é resultado do esforço permanente de uma grande equipe de docentes, técnicos administrativos e acadêmicos. Os indicadores mostram que avançamos, principalmente, em produção científica e esta conquista nos motiva a avançar com a nossa missão que é fazer ensino, pesquisa e extensão com excelência e compromisso social. Ações voltadas à inovação e à internacionalização também foram fundamentais para este resultado”, destacou o reitor, Valdir Cechinel Filho.
Foto: Cleiton Marcos de Oliveira #PraTodosVerem Fotografia mostra uma imagem aérea da Univali com árvores ao fundo e um outdoor com a frase Universidade nota máxima no MEC.