Atividade acontece no dia 28 de fevereiro
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Secretaria Estadual de Saúde, por meio da 17ª Regional, vão promover, no dia 28 de fevereiro, um treinamento sobre estratificação de risco gestacional.
A atividade faz parte do calendário de educação permanente do Ambulatório de Gestação de Alto Risco Regional (Agar), localizado no Campus Itajaí. O objetivo é apresentar os critérios de preenchimento do instrumento de estratificação de risco gestacional para médicos e enfermeiros de toda a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). A expectativa é reunir cerca de 200 profissionais que atuam na atenção primária em saúde.
“A estratificação de risco é uma estratégia para identificar e reconhecer as necessidades das pacientes, considerando que pessoas com uma mesma condição de saúde podem precisar de níveis diferentes de atenção conforme a duração da condição, a urgência de intervenção, o escopo dos serviços requeridos e a capacidade de autocuidado. A estratificação de risco fornece subsídios clínicos para que os usuários tenham acesso ao cuidado oportuno e adequado às suas necessidades”, explica o coordenador do Agar, professor Rodrigo Massaroli.
O evento será realizado no auditório 1 do bloco F4 das 08h às 12h. O link para inscrição está disponível aqui.
Ambulatório de Gestação de Alto Risco
O Ambulatório de Gestação de Alto Risco da Macrorregião de Saúde da Foz do Rio Itajaí (Agar) completou um ano de funcionamento em dezembro de 2023. O serviço, viabilizado por meio de um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Univali, atende gestantes que necessitam de acompanhamento periódico devido a doenças prévias ou próprias da gestação. Mais de 3 mil consultas foram realizadas no local neste período.
O objetivo do Ambulatório é garantir maior frequência nas consultas de pré-natal e a realização de exames complementares, bem como assegurar o acesso a medicamentos para controle de riscos. Além das consultas de pré-natal e puerpério, foram realizados cerca de 200 exames de ultrassonografia por mês em 2023.
O serviço funciona na Unidade de Saúde Familiar Comunitária, no bloco F7, no Campus Itajaí. A estrutura é composta por dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, uma sala de ultrassonografia e uma sala de cardiotocografia.
A equipe multidisciplinar é integrada por cinco médicos obstetras, dois médicos docentes, duas enfermeiras obstetras, uma psicóloga, duas nutricionistas, uma fisioterapeuta, uma assistente social e dois técnicos de enfermagem.