Destaques

Univali e Secretaria de Estado da Saúde promovem treinamento sobre estratificação de risco gestacional

Atividade acontece no dia 28 de fevereiro

 A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Secretaria Estadual de Saúde, por meio da 17ª Regional, vão promover, no dia 28 de fevereiro, um treinamento sobre estratificação de risco gestacional.

A atividade faz parte do calendário de educação permanente do Ambulatório de Gestação de Alto Risco Regional (Agar), localizado no Campus Itajaí. O objetivo é apresentar os critérios de preenchimento do instrumento de estratificação de risco gestacional para médicos e enfermeiros de toda a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). A expectativa é reunir cerca de 200 profissionais que atuam na atenção primária em saúde.

 “A estratificação de risco é uma estratégia para identificar e reconhecer as necessidades das pacientes, considerando que pessoas com uma mesma condição de saúde podem precisar de níveis diferentes de atenção conforme a duração da condição, a urgência de intervenção, o escopo dos serviços requeridos e a capacidade de autocuidado. A estratificação de risco fornece subsídios clínicos para que os usuários tenham acesso ao cuidado oportuno e adequado às suas necessidades”, explica o coordenador do Agar, professor Rodrigo Massaroli.

O evento será realizado no auditório 1 do bloco F4 das 08h às 12h. O link para inscrição está disponível aqui.

 

Ambulatório de Gestação de Alto Risco

 

O Ambulatório de Gestação de Alto Risco da Macrorregião de Saúde da Foz do Rio Itajaí (Agar) completou um ano de funcionamento em dezembro de 2023. O serviço, viabilizado por meio de um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Univali, atende gestantes que necessitam de acompanhamento periódico devido a doenças prévias ou próprias da gestação. Mais de 3 mil consultas foram realizadas no local neste período.

O objetivo do Ambulatório é garantir maior frequência nas consultas de pré-natal e a realização de exames complementares, bem como assegurar o acesso a medicamentos para controle de riscos. Além das consultas de pré-natal e puerpério, foram realizados cerca de 200 exames de ultrassonografia por mês em 2023.

O serviço funciona na Unidade de Saúde Familiar Comunitária, no bloco F7, no Campus Itajaí. A estrutura é composta por dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, uma sala de ultrassonografia e uma sala de cardiotocografia.

A equipe multidisciplinar é integrada por cinco médicos obstetras, dois médicos docentes, duas enfermeiras obstetras, uma psicóloga, duas nutricionistas, uma fisioterapeuta, uma assistente social e dois técnicos de enfermagem.

Posts relacionados

Celesc lança projeto que promove arte e humaniza os ambientes hospitalares em Santa Catarina

Redação

GAECO deflagra Operação Verus Dominus na Comarca de Rio do Sul

Redação

Trabalho produzido por acadêmicos da Univali recebe prêmio da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina

Redação
Sair da versão mobile