Blog do Prisco
Destaques

Univali entrega projeto de ocupação do Distrito Regional de Inovação de Itajaí

Projeto foi elaborado nos últimos dois anos

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) entregou, nesta quinta-feira, 5, o projeto de ocupação do Distrito Regional de Inovação de Itajaí. O estudo foi contratado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em dezembro de 2022 e desenvolvido ao longo dos anos de 2023 e 2024.

A elaboração do documento teve a participação de mais de 40 profissionais da Univali das áreas ambiental, jurídica, gestão, engenharia, arquitetura e prestação de serviços.

O projeto é dividido em três produtos. O primeiro contempla os programas ambientais que envolvem a destinação de resíduos sólidos, tratamento de efluentes, qualidade da água e do ar, bem como ações de educação e comunicação.

O segundo produto apresenta os projetos executivos de infraestrutura urbana como levantamento topográfico, projetos de vias e sinalização urbana, além do projeto urbanístico e paisagístico.

Por fim, o terceiro produto engloba a modelagem gerencial, financeira e jurídica do Distrito de Inovação por meio da atualização dos estudos referenciais do modelo de negócio e do levantamento de dados econômicos.

O coordenador do projeto, professor Francisco Antonio dos Anjos, explica que os estudos já haviam iniciado há cerca de dez anos por intermédio do InovAmfri, programa elaborado pela Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí. “A Univali reuniu uma grande equipe multidisciplinar para transformar todos os estudos do masterplan em um projeto executivo que irá orientar as ações e as decisões acerca do ordenamento do Distrito de Inovação. Foi um projeto desafiador, mas muito gratificante e que reforça nossa expertise na prestação deste tipo de serviço”, complementou.

O projeto foi entregue ao vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, e ao secretário de Turismo e Eventos, Thiago Morastoni, que em 2002 ocupava o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico. Também participaram da reunião de apresentação, o prefeito eleito, Robison Coelho, o presidente nomeado da Itajaí Participações, Níkolas Reis Moraes dos Santos, além demais integrantes do governo municipal.

“Esse documento é importantíssimo para sugerir modelos de gestão e ocupação do Distrito Regional de Inovação de Itajaí. Vem para confirmar nosso compromisso com a inovação e o fomento ao desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou Morastoni.

“O plano de ocupação do Distrito Regional de Inovação de Itajaí reforça nossa vocação comunitária e será um marco para a cidade ao colocar em prática os modelos teóricos das áreas econômicas, ambientais, urbanísticas e jurídicas apresentadas. É também um projeto que abre portas para que a Univali possa contribuir com o desenvolvimento de outras regiões de Santa Catarina”, enfatizou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Posts relacionados

Univali conclui curso de Aperfeiçoamento em Gestão dos Ecossistemas da Inovação

Redação

Entidades laborais se unem contra federalização do Porto de Itajaí

Redação

Não ao retrocesso: Contra a federalização do Porto de Itajaí

Redação