Destaques

Univali entrega projeto de reforma do Hospital Municipal Ruth Cardoso

Projeto foi elaborado pelo Escritório Técnico de Arquitetura e Urbanismo

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) entregou, nesta terça-feira, 3, o projeto de reforma do Hospital Municipal Ruth Cardoso, localizado em Balneário Camboriú. O projeto foi elaborado pelo Escritório Técnico de Arquitetura e Urbanismo (Etau) e abrange uma área total de quase 320 metros quadrados.

O projeto contempla a reforma da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI NEO), Agência Transfusional, Farmácia Satélite e Central de Material Esterilizado (CME).

Com a ampliação, a UTI NEO terá 10 leitos de tratamento intensivo, quatro leitos de cuidados intermediários e dois leitos Mãe Canguru, espaço onde os bebês ficam na fase final de recuperação para ganhar peso. Foram projetadas também uma sala de estar para as famílias e uma sala de amamentação.

A Central de Material Esterilizado (CME) passará a ocupar um espaço de 140 metros quadrados ao lado do Centro Cirúrgico. Com a nova distribuição a CME terá espaços separados para Material Limpo, Material Sujo e Esterilização.

“O projeto iniciou em outubro de 2023 e, após a entrega dos estudos preliminares, foi realizada a contratação dos projetos complementares. Hoje, estamos entregando oficialmente o cronograma físico-financeiro, memoriais de cálculos, memoriais descritivos, planilha orçamentária, projetos arquitetônicos, projetos complementares e o programa de gerenciamento de resíduos da construção civil”, explicou o professor do Etau, Marcelo Galafassi.

Os projetos foram recebidos pela secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Caroline Prazeres, e pela diretora geral do Hospital Ruth Cardoso, Syntia Sorgato.

“Esse projeto foi muito aguardado, pois ele vai mais do que dobrar a capacidade da UTI Neonatal. Hoje, o hospital realiza, em média, 300 partos por mês e ter nossa estrutura ampliada é fundamental para que os bebês não precisem ser encaminhados para outras regiões. Agora, vamos protocolar o recebimento do projeto e encaminhar os trâmites para a próxima etapa que é a licitação da obra”, afirmou Syntia.

“É sempre com muita alegria que a Univali desenvolve projetos que impactam diretamente na comunidade. A saúde é uma das áreas que mais nos aproxima da sociedade e saber que o resultado do nosso trabalho vai melhorar a vida de outras pessoas é muito gratificante. Esse projeto deriva de um longo e detalhado processo, por isso estamos muito felizes com a entrega oficial desse trabalho”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Priscila de Souza.

foto>Dales Hoecksfeld, divulgação

Posts relacionados

Univali sedia reunião de apresentação do programa SC Mais Inovação

Redação

Projeto de Resolução propõe denominar o prédio da Câmara Municipal de Florianópolis de “Vereador Gabriel Meurer”

Redação

Univali segue entre as 150 melhores universidades da América Latina segundo o Times Higher Education (THE)

Redação
Sair da versão mobile