O Fórum, instituído pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e coordenado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes, está percorrendo o Estado com reuniões itinerantes para apresentar o trabalho desenvolvido pelas 14 Instituições de Ensino Superior que compõem a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).
Ao todo, o Fórum vai percorrer 12 cidades em todas as regiões de Santa Catarina com o objetivo de apoiar e fortalecer as universidades comunitárias, que há quase 60 anos contribuem para a interiorização do ensino superior no Estado e para o desenvolvimento das regiões por meio da prestação de serviços à comunidade. “Estamos escrevendo páginas importantes da história do nosso Estado e a grande presença da comunidade neste Fórum demonstra a relevância desse movimento. Há 60 anos a maioria absoluta dos catarinenses não tinha o direito de sonhar com a perspectiva de ingressar no ensino superior se não fosse possível morar na capital do Estado. As universidades comunitárias transformam sonhos em realidade e este Fórum pretende permanentemente olhar para as comunitárias e defendê-las para que continuem mudando a vida dos catarinenses”, destacou o deputado Napoleão Bernardes.
A mobilização reuniu estudantes, professores e colaboradores técnico-administrativos da Univali, além de representantes das demais instituições de ensino da Acafe e lideranças políticas da região.
A presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, participou de forma remota e destacou o papel das universidades comunitárias no fortalecimento dos indicadores socioeconômicos do Estado. “A luta que estamos enfrentando é nobre, pois estamos defendendo um grande patrimônio dos catarinenses, que são as universidades comunitárias. Trabalhamos em prol da formação acadêmica de excelência e reinvestimos nossos resultados em pesquisa, extensão, inovação e serviços para a comunidade. Juntas, as 14 instituições da Acafe têm ancorado o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural do Estado. Estamos há quase seis décadas construindo um grande projeto para o desenvolvimento de Santa Catarina por meio da educação e assim seguiremos”.
“No ano em que a Univali completa 59 anos de implantação do ensino superior em Itajaí é uma imensa honra ver o crescimento deste movimento em defesa do legado das universidades comunitárias. Se há quase 60 anos as instituições comunitárias surgiram para democratizar o acesso ao ensino nas diversas regiões de Santa Catarina, hoje elas representam o desenvolvimento socioeconômico destas regiões e são responsáveis por fortalecer a pujante economia do Estado, bem como por transformar a vida de milhares de pessoas todos os dias. Este Fórum marca um novo momento de fortalecimento deste modelo genuinamente catarinense e estamos muito felizes com o envolvimento de todos nesta noite histórica que tivemos no Campus Itajaí”, afirmou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
Até a próxima sexta-feira, 14, o Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias também será realizado em Brusque, Lages e Rio do Sul.
Texto>Roberta Ramos
Fotos>Dales Hoeckesfeld, Univali, divulgação