Peças vão integrar a nova estrutura da Unacon, inaugurada nesta segunda (27)
Os pacientes atendidos pela nova Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e pelo Ambulatório de Especialidades do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí (SC), terão mais conforto nos atendimentos, além de acesso a um espaço mais humanizado. A inauguração oficial, realizada nesta segunda (27), também marca a entrega de 14 obras de arte, que vão oferecer mais acolhimento aos pacientes e colaboradores que atuam nos setores.
Todas os trabalhos de arte foram produzidos e doados por artistas locais, com a intermediação e curadoria do setor de Arte e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). De acordo com a curadora de Arte da Universidade, Ane Fernandes, a iniciativa teve forte adesão dos artistas e apoiadores e, em pouco mais de duas semanas, a organização das peças já estava pronta para ser instalada no espaço.
“Sabemos que a arte humaniza os ambientes e beneficia o cotidiano das pessoas. Foi por esse motivo que as empresas, artistas e demais envolvidos, uniram-se para criar um ambiente que ofereça um pouco mais de tranquilidade e bem-estar aos pacientes. O objetivo é que os usuários se sintam mais acolhidos”, destacou.
Os espaços receberam três telas produzidas pelas pintoras Lindinalva Deólla, Marlene Severino e Teresinha Borba e mais 11 imagens cedidas pelos fotógrafos Betinho Russi, Davi Berndt, Helia Farias, Karine Gerlach, Lucas Correia, Magru Floriano e Nestor Varela. As fotos foram impressas com o apoio de uma empresa parceira, a Cópia & Cia.
“A arte tem o poder de influenciar a saúde de forma positiva, por isso, toda ação que ajude a aproximar o paciente de qualquer meio de expressão artística é de grande importância. Nós somos uma Universidade Comunitária e, neste caso, contribuir com a promoção da saúde da comunidade é uma imensa satisfação e alegria, além de, principalmente, ser um compromisso”, observa o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho.
Estrutura dobrará a capacidade de atendimento
A ampliação da Unacon vai dobrar a capacidade de atendimento dos pacientes. O novo espaço terá 10 consultórios médicos, quatro consultórios de equipe multiprofissional e 33 poltronas de quimioterapia. Já o Ambulatório de Especialidades terá 17 consultórios médicos. A gerente de operações do Hospital Marieta, Tatiane Chemin, afirma que o valor total, investido nos pavimentos de Unacon e no Ambulatório, correspondem a cerca de R$15 milhões.
Segundo informações divulgadas pelo Hospital Marieta, atualmente, a demanda mensal de atendimentos na Unacon é de 3,9 mil consultas e 1.585 tratamentos, que englobam quimioterapia, hormonioterapia e/ou imunoterapia. Além disso, todos os meses também são realizadas 100 cirurgias e 1,1 mil sessões por meio do Serviço de Radioterapia. Já o volume de atendimentos no ambulatório fica em torno de 3,3 mil por mês.