Notícias Últimas

Urbanista francês Alain Bertaud participa de eventos sobre desenvolvimento urbano em Florianópolis

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinduscon) trazem a Florianópolis o prestigiado urbanista francês Alain Bertaud para participar de uma série de atividades envolvendo o tema do desenvolvimento urbano na cidade. As atividades acontecerão nos dias 17 e 18 de abril.

O objetivo dos eventos é discutir os gargalos históricos de Florianópolis e como destravar a cidade. O urbanista Alain Bertaud é conhecido por seu trabalho na análise e no planejamento de sistemas urbanos e é autor do livro “Ordem sem Design: Como os Mercados Moldam as Cidades”.

Programação

No dia 17 de abril, a partir das 15h, Alain participará de uma reunião na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para discutir o desenvolvimento urbano em Florianópolis. O evento reunirá autoridades públicas e profissionais técnicos das áreas de urbanismo, infraestrutura e meio-ambiente.

Às 19h, o Sinduscon promoverá uma palestra com o tema: “Ordem sem Design”, onde Alain Bertaud falará aos diretores, conselheiros e associados do sindicato, no auditório do Black Office Class, marcando também o lançamento de seu livro em português.

No dia seguinte, terça-feira (18/04), o urbanista ministrará um workshop com o tema “Densidade Urbana não se Desenha”, na sede da ACIF. Segundo ele, para melhorar a qualidade de vida nas cidades, é crucial criar indicadores para medir o problema a ser resolvido.

Ainda na sede da ACIF, Alain participará da tradicional Reunião de Diretoria – Direx, onde falará da importância do Plano Diretor na vida e desenvolvimento da cidade, seguido pelo presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, João Cobalchini, que falará sobre a liderança no processo de aprovação do Plano Diretor.

Sobre

Alain Bertaud é urbanista e, desde 2012, pesquisador sênior do Marron Institute of Urban Management, da Universidade de Nova York. Anteriormente, ocupou o cargo de principal planejador urbano do Banco Mundial. Antes de ingressar no Banco Mundial, trabalhou como planejador urbano residente em várias cidades ao redor do mundo: Bangkok, San Salvador (El Salvador), Port Au Prince (Haiti), Sana’a (Iêmen), Nova York, Paris , Tlemcen ( Argélia) e Chandigarh (Índia). Seu trabalho se concentra principalmente na interação entre formas urbanas, mercados imobiliários e regulamentações e infraestrutura de transporte urbano na formação das estruturas espaciais das cidades. É autor de vários livros, incluindo Order sem Design: Como os Mercados Moldam as Cidades.

Posts relacionados

Presidente da ACIF participa de reuniões estratégicas em Brasília para fortalecer Associações Comerciais e Empresariais

Redação

Empresas apostam na mediação e arbitragem para aliviar a sobrecarga de processos no judiciário

Redação

Modernização e transparência são destaques de Pedrão em diálogo com empresários de Florianópolis

Redação
Sair da versão mobile