Blog do Prisco
Manchete

URGENTE: Senador Esperidião Amin afirma que o GSI retirou do relatório enviado ao Congresso Nacional mensagens recebida sobre risco de invasão ao Congresso no dia 8/1

O senador Esperidião Amin afirmou no Plenário do Senado Federal na manhã desta quinta-feira (1) que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) retirou do relatório enviado ao Congresso Nacional mensagens recebidas sobre risco de invasão ao Congresso no dia 8 de janeiro. Confira a manifestação em parte e completa do senador:

“É verdade! No primeiro relatório a 11 supressões de ter o ministro chefe do GSI recebido as mensagens entre às 19h40 de 6 de janeiro, inclusive a mensagem que informava que o Congresso Nacional ia ser invadido! A uma supressão comparando o relatório que eu recebi no dia 20 de janeiro, que ainda é segredo! Assumo a responsabilidade de tornar público esse fato. Se quiser me processar, me processe! Eu não vou guardar isso! No dia 9 de maio a ABIN encaminhou o mesmo relatório, retificando a supressão. Ou seja, a ABIN mandou isso para a comissão espontaneamente, sem que ninguém lhe pedisse. Só tomei conhecimento do novo texto ontem (31/05). Portanto, durante 4 meses nós convivemos com uma falsidade! Um relatório encaminhado pelo Governo, omitindo a responsabilidade do GSI sob aquelas comunicações de que ia ocorrer, inclusive a invasão do Congresso Nacional. Não posso tornar sigiloso um fato histórico. E esse fato histórico determinou – e cumprimento o ministro Alexandre de Moraes – pelo seu despacho no dia 5 de maio em que ele diz “fatos históricos não tem porque ser colocado sob sigilo”.

Posts relacionados

Carol De Toni assume presidência da Frente Parlamentar do Livre Mercado em evento prestigiado por lideranças nacionais

Redação

PT é contra a democracia e pede prisão de quem convoca manifestação, um direito sagrado

Redação

“Isso só pode ser uma proposta política para confirmar uma narrativa”

Redação