Manchete

Valdir Cechinel Filho é reeleito reitor da Univali

Eleição aconteceu nesta terça-feira, 7, no campus Itajaí

O professor Valdir Cechinel Filho foi reeleito reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e presidente da Fundação Univali para o quadriênio de gestão 2022-2026. O processo eleitoral aconteceu nesta terça-feira, 7, no Plenário dos Conselhos Superiores do campus Itajaí.

Aberto o período regulamentar de inscrição, o professor Valdir Cechinel Filho foi o único que se candidatou para concorrer aos cargos. Ele obteve 99,34% dos votos válidos dos membros do Colégio Eleitoral. Os eleitores, integrantes do Conselho de Administração Superior (CAS), do Conselho Universitário (CONSUN) e do Conselho Curador (CC), representam todos os segmentos da Fundação e da Universidade, além de entidades externas da sociedade civil e dos municípios onde há campus da Univali.

“É com muita emoção e gratidão que recebemos essa expressiva votação que simboliza o árduo trabalho de uma equipe abnegada que não mede esforços para tornar a Univali uma universidade cada vez melhor. Agradeço a comissão eleitoral pelo trabalho ético e zeloso com que conduziu este processo e a todos que acreditam no plano de Gestão Conectar & Inovar. Vamos continuar no caminho do diálogo para fazer da Univali uma universidade cada vez mais pujante, com ensino, pesquisa e extensão de qualidade, bem como focados na internacionalização e na inovação. Estamos cientes dos grandes desafios, mas confiantes de que podemos seguir transformando o mundo pela educação. Agradeço imensamente a confiança de todos”, destaca o reitor reeleito, professor Valdir Cechinel Filho.

Valdir Cechinel Filho é natural de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, casado com Lenita Ceccone Cechinel e pai de duas filhas: Camile e Milene. É mestre e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Foi eleito reitor da Universidade do Vale do Itajaí e presidente da Fundação Univali para o quadriênio 2018-2022. Antes, foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Univali por 12 anos e, a partir de 2014, ocupou o cargo de vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura na Instituição.

É também pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenador internacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer (Ribecancer), ambas apoiadas pelo CYTED e CNPq, envolvendo 16 países e 40 Grupos de Pesquisa.

Atua como editor associado e assessor científico para inúmeros periódicos especializados e é autor de 60 livros, capítulos de livros e de mais de 400 artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de 12 depósitos de patentes nacionais e internacionais.

Participa, ainda, ativamente na formação de recursos humanos com mais de 50 dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas. Sua intensa atuação na ciência e tecnologia permitiu que recebesse da Fapesc, em 2012, o Prêmio Caspar Stemmer de Inovação, na categoria Protagonista de Inovação.

Também foi indicado, em 2013, como finalista do Prêmio Santander/Guia do Estudante, pelo projeto desenvolvido em parceria com a Indústria Farmacêutica Eurofarma e, em 2015, foi indicado como finalista na categoria Ciência e Inovação, com o projeto intitulado “Busca de novos e efetivos agentes anticâncer a partir da biodiversidade brasileira”.

Além disso, em 2017, recebeu a 1ª Comenda de Mérito do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), por sua relevante e destacada contribuição à educação superior brasileira.

Prêmios 2021 – Valdir Cechinel Filho está entre os pesquisadores mais influentes do mundo, pelo segundo ano consecutivo, segundo estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A pesquisa utiliza as citações da base de dados Scopus e foi publicada no Journal Plos Biology. O levantamento apresenta dois rankings. Um deles analisa o impacto do pesquisador ao longo de sua carreira. O outro, por sua vez, considera os impactos recentes de suas pesquisas. Cechinel é destaque nos dois.

Também neste ano, o pesquisador e reitor da Univali figurou na lista dos 10 mil principais pesquisadores da América Latina, no Índice Científico Alper-Doger (AD) na área de Biological activity/ phytochemistry/medicinal chemistry.

Venceu também o Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Francisco Romeu Landi, promovido pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), como Pesquisador Inovador – subcategoria Setor Empresarial.

Sobre o processo Eleitoral:

 O processo eleitoral para a escolha do reitor da Universidade do Vale do Itajaí e presidente da Fundação Univali, com amparo maior na autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial assegurada às universidades pela Constituição Federal, foi disciplinado pelos estatutos e regimentos gerais da Fundação e da Universidade, bem como pelo Edital e o Regulamento Geral da Eleição.

O processo eleitoral é representativo, estando aptos a votar os membros do Colégio Eleitoral, composto pelos conselheiros integrantes do Conselho de Administração Superior (CAS), do Conselho Universitário (CONSUN) e do Conselho Curador (CC). As regras procedimentais da eleição são elaboradas a cada quadriênio por uma Comissão Eleitoral especialmente designada em reunião do CAS e do CONSUN que, com antecedência mínima de 60 dias do término do mandato do reitor e presidente da Fundação Univali, organiza, coordena e apura o processo eleitoral até seu término. De acordo com os estatutos e regimentos, o procurador geral da Fundação Univali preside a Comissão Eleitoral.

“A Comissão Eleitoral para o quadriênio de gestão 2022-2026, escolhida e designada por decisão unânime do CAS e do CONSUN, foi composta por cinco membros dos referidos Conselhos que representaram diferentes segmentos da comunidade interna e externa. Cabe à referida Comissão a elaboração da proposta do Edital e do Regulamento Geral da Eleição, estes também aprovados em reunião deliberativa conjunta pelo CAS e pelo CONSUN, e que disciplinaram o processo eleitoral para a escolha do reitor da Universidade do Vale do Itajaí e do presidente da Fundação Univali”, explica o procurador geral da Fundação Univali, professor Rodrigo de Carvalho.

Conforme o Edital e o Regulamento Geral da Eleição, o prazo para a inscrição dos candidatos compreendeu o período de 25 de novembro a 1º de dezembro de 2021. Qualquer colaborador técnico-administrativo ou docente poderia se candidatar no processo eleitoral para concorrer aos cargos de reitor da Universidade e presidente da Fundação, desde que preenchesse os seguintes requisitos: a) ter, no mínimo, dez anos de vínculo de trabalho com a Fundação Univali; b) possuir título de doutor reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou diploma estrangeiro validado por instituição de ensino superior brasileira; c) estar inscrito no plano de previdência complementar da Fundação Univali pelo mesmo prazo mínimo de dez anos; d) não ter nenhuma condenação criminal transitada em julgado; e) estar no regular gozo de seus direitos civis e políticos.

Para o quadriênio de gestão 2022-2026, a inscrição única do professor Valdir Cechinel Filho ocorreu dentro do prazo regulamentar, de modo que, nos termos dos estatutos e regimentos da Fundação e da Universidade, bem como do Regulamento Geral da Eleição, os documentos apresentados pelo candidato foram analisados pela Comissão Eleitoral, que, por deliberação unânime de seus membros, homologou a candidatura. A apuração da eleição aconteceu em sessão pública após o término da votação na sala anexa ao local de votação, no Plenário dos Conselhos Superiores.

Posts relacionados

Trabalho produzido por acadêmicos da Univali recebe prêmio da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina

Redação

Evento Juntos pelo Futuro integra as comemorações dos 60 anos da Univali no campus Biguaçu

Redação

Univali é homenageada em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

Redação
Sair da versão mobile