Blog do Prisco
Manchete

Valores excluídos da base de cálculo do PIS/ COFINS serão devolvidos nas tarifas de energia

Nesta terça-feira (7), o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei – PL 1280/2022, que tratou do repasse aos consumidores de valores excluídos do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS. Desta forma, as concessionárias de todo País que ajuizaram ação sobre o caso e obtiveram êxito precisarão repassar tais créditos a seus consumidores e minimizar o reajuste tarifário que, neste ano, em alguns Estados da Federação, ultrapassou 22%.
Alinhada com a prática o Governo do Estado de Santa Catarina e com a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, a Celesc, de forma extraordinária, fez a devolução de R$ 795 milhões na revisão tarifária de agosto de 2021, onde propiciou que a tarifa deixasse de ser reajustada em 14% e obteve um reajuste em Santa Catarina de apenas 5,65%, uma redução significativa no patamar do aumento tarifário.
O valor total homologado junto à Receita Federal e a ser repassado aos consumidores de Santa Catarina é de R$ 1,5 bilhão, acumulados entre 2007 e 2014.

Este valor corresponde ao ICMS incluso na base de cálculo da apuração dos tributos PIS e COFINS, que são pagos pela Celesc D à União Federal, com os custos suportados repassados aos consumidores por meio de cobranças nas faturas de energia que, agora, através da aprovação do PL 1280/2022, deverá ser repassado aos consumidores.
A Celesc, alicerçada no compromisso com seus consumidores, desenvolve suas ações sempre buscando as melhores condições de atendimento e tarifas a mais de 3,2 milhões de unidades consumidoras, que atendem cerca de 7 milhões de catarinenses. Atualmente, a Celesc possui a menor tarifa de energia elétrica do Brasil entre as grandes concessionárias.
Isso demonstra a capacidade de gestão atual do Governo do Estado, por meio da Celesc, aliada à responsabilidade que possui junto a todos os catarinenses, entregando, além de uma energia de qualidade, um repasse tarifário justo aos consumidores.

Posts relacionados

Celesc realiza workshop da Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética na próxima terça (12)

Redação

Governo do Estado e Celesc reativam histórica Usina Maruim em São José

Redação

Celesc passa a cobrar por recarga em eletropostos para garantir manutenção e expansão do corredor elétrico

Redação